Topo

Datena retorna à Band e desiste de candidatura: "Não estou preparado"

Guilherme Machado e Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

09/07/2018 16h01

José Luiz Datena surpreendeu os telespectadores ao retornar ao comando do "Brasil Urgente", na Band, nesta segunda-feira (9). O apresentador de 61 anos anunciou oficialmente sua desistência da candidatura ao Senado. Ele chegou a lançar sua pré-candidatura pelo DEM e tinha até 6 de julho para sair da TV para participar das eleições deste ano.

Datena anuncia desistência de candidatura ao Senado Imagem: Reprodução/Band
"Deixa eu falar uma coisa aqui. É claro que aparecendo na televisão como estou aparecendo agora fica eliminada qualquer possibilidade de eu ser candidato a qualquer cargo eletivo na República Federativa do Brasil. Como eu deveria ser candidato ao Senado brasileiro, é claro que tomar decisão é uma coisa muito difícil porque é extremamente solitário porque você ouve muita gente, mas quem decide é você", declarou o apresentador na abertura do programa.

"Eu devo explicações primeiro a Deus, depois à minha família e ao meu público, que me acompanha ao longo desse tempo todo. Dessa vez, eu cheguei tão perto, cheguei a ficar dois domingos sem trabalhar, estava realmente decidido a ser candidato ao Senado aqui em São Paulo, mas o problema de desistir é que às vezes você desiste tão perto de conseguir um objetivo", continuou o apresentador, que explicou ter conversado com a família e amigos próximos antes de desistir da candidatura.

Veja também

Datena lançou pré-candidatura ao Senado ao lado de João Doria Jr. Imagem: Reprodução/Facebook
"Me diziam: 'Você vai ter voto pra caramba', mas eu pensei bem, refleti, conversei com minha família, conversei muito com Deus, conversei com poucos amigos. Ouvi muitas opiniões e achei que ainda não era a hora. É a segunda vez que eu me proponho a ajudar o meu país. Dessa vez, fui até longe demais. Talvez nunca chegue a hora de eu ser político um dia, mas esta é a explicação que eu queria dar para cada um de vocês", afirmou o apresentador.

Datena também esclareceu que permanecerá na Band e que voltaria à TV após o período eleitoral, mesmo se fosse eleito senador: "Eu vou continuar na Band até o final do meu contrato, faltam 2 anos e 6 meses. Não significa nada, porque eu iria continuar na Band de qualquer jeito. Eu tive aqui a promessa dos donos da emissora que depois das eleições, eleito ou não, eu estaria de volta aqui, não iria mudar muito, eu iria ficar 3 meses fora daqui".

Mais tarde, no "Brasil Urgente", Datena citou três colegas da Band que o aconselharam a desistir da candidatura ao Senado: Ricardo Boechat, âncora do "Jornal da Band", José Emilio Ambrósio, diretor artístico, e Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da emissora. Ele também citou a pressão dos filhos e da mulher para abandonar a ideia de entrar na política: "Minha mulher, Matilde, ficou desesperada pra caramba".

"Resolvi que eu ainda não estou preparado para ajudar o meu país na política brasileira. A política brasileira depende de gente séria, capaz, que consiga ultrapassar a maior crise que nós já enfrentamos até hoje. Vamos esperar que apareçam quadros capazes de tirar o Brasil desta situação. É difícil? É quase impossível. Por isso que eu refleti. Ainda não me sinto preparado para ajudar o meu povo, a nação brasileira, em uma outra função que não seja esta. Assim que eu estiver, eu largo de uma vez o que estiver fazendo e me proporei a concorrer a algum cargo. Achei que não era a hora de participar dessa política do jeito que está", concluiu.

Joel Datena e Netinho de Paula substituíram José Luiz Datena na Band Imagem: Montagem/UOL

Candidatura complicou Band

A possível candidatura de Datena ao Senado causou problemas à Band, que precisou reestruturar o programa "Agora é Com Datena", que o apresentador comandava aos domingos. Para substitui-lo, a emissora chamou o filho de Datena, Joel Datena, e o cantor Netinho de Paula, que chegou a dar menos de 1 ponto no Ibope com o programa "Brasil da Gente".

Datena havia confirmado ao UOL, em 27 de junho, que deixaria a Band para concorrer ao Senado. "A candidatura está confirmada, mas não posso dar mais detalhes [antes do lançamento oficial]", disse. Ele faria parte da chapa de João Doria Jr. (PSDB), ex-prefeito de São Paulo e agora candidato ao governo do Estado.

Em abril, Datena liderava as pesquisas eleitorais ao Senado, segundo pesquisa do Ibope, com 33% das intenções de voto, tecnicamente empatado com o petista Eduardo Suplicy, com 32%. No levantamento divulgado em junho, o apresentador tinha caído dez pontos percentuais, para 23%. O candidato do PT apareceu com 29%.

Em 2016, Datena chegou a anunciar a pré-candidatura a prefeito de São Paulo pelo PP (Partido Progressista), mas surpreendeu ao desistir da disputa enquanto apresentava seu programa na rádio Bandeirantes. "Desistir foi a atitude mais correta que tomei", diz. "[A experiência] foi uma bosta muita grande, mal cheirosa", afirmou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Datena retorna à Band e desiste de candidatura: "Não estou preparado" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


TV e Famosos


Tá Bombando!