Socorrista de "Deus Salve o Rei", autor fala de reviravoltas na reta final
Ana Cora Lima
Do UOL, no Rio
13/07/2018 04h00
Autor experiente, Ricardo Linhares foi escalado pela cúpula da Globo no início de abril para supervisionar o texto do estreante Daniel Adjafre em “Deus Salve o Rei”, depois de uma crise por conta da baixa audiência e da pouca repercussão. A interferência deu certo e, a duas semanas do final, a novela se tornou mais popular junto ao público.
Na segunda-feira (9), feriado estadual em São Paulo, a trama alcançou 27,3 pontos de média na Grande SP. No Rio, teve recorde: 34 pontos de média e 49% de participação. Cada ponto equivale respectivamente a 71,8 mil domicílios e 45,2 mil. Em 7 de março, quando foi ao ar o 50º capítulo, "Deus Salve o Rei" marcou média de 25 pontos no Ibope, na Grande SP, 3,8 pontos atrás da antecessora “Pega Pega”, que acabou com a maior média desde o sucesso “Cheias de Charme”.
Veja também
“Uma novela vive de reviravoltas, de fatos novos e das necessidades que nós autores vamos descobrindo à medida que escrevemos. Essas ideias surgem a partir do que se vê no ar, do trabalho dos atores e da repercussão junto ao público", explica o autor.
"Sou o supervisor, mas a autoria é do Daniel Adjafre, a sinopse é dele e eu tenho um respeito enorme pelo seu trabalho. Foi um trabalho de equipe”, destacou Linhares, que supervisionou “Rock Story” (2016), “A Lei do Amor” (2016) e “Cheias de Charme” (2012);
Ele ainda assinou tramas como “Babilônia (2015), “Saramandaia” (2013) e “Insensato Coração” (2011). Adjafre é estreante apenas como autor principal de novelas _ele já assinou várias produções da Globo, como "Cidade dos Homens", "A Cara do Pai" e "SOS Emergência".
Selena
Linhares confirmou que o parentesco de Amália (Marina Ruy Barbosa) e Catarina (Bruna Marquezine) é uma novidade. “Não estava previsto, não, mas isso surgiu como uma sequência natural da rivalidade das duas. Essas mudanças e a própria entrada do Alexandre Borges como o rei Otávio foram decorrências naturais da trama. Nada forçado, nada gratuito.”
Ele ficou surpreso ao ser questionado sobre a paternidade de Selena. Ela é filha do monarca do reino de Lastrilha.
“Você já sabe? É verdade [risos]. Isso também não estava previsto, mas chegamos a esse ponto porque as relações entre os personagens fazem essas ideias nascerem e isso foi decidido em conjunto."
Linhares não faz mistério sobre sua personagem preferida. “Gosto muito da Selena. Ela é uma bruxa, uma guerreira, uma órfã e uma personagem positiva o tempo inteiro da trama. Eu me identifico muito com ela e é mérito também do belo trabalho da Marina Moschen."
O novelista fez ainda questão de elogiar Adjafre. “Ele é excelente. A autoria da novela é dele, a sinopse é dele e eu vim como supervisor para contribuir com esse sucesso. Estou muito feliz que eu pude dar uma contribuição positiva para a novela na questão de repercussão e da audiência.”