Topo

Socorrista de "Deus Salve o Rei", autor fala de reviravoltas na reta final

Ricardo Linhares assumiu a supervisão de "Deus Salve o Rei" a partir do 80º capítulo - TV Globo
Ricardo Linhares assumiu a supervisão de "Deus Salve o Rei" a partir do 80º capítulo Imagem: TV Globo

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

13/07/2018 04h00

Autor experiente, Ricardo Linhares foi escalado pela cúpula da Globo no início de abril para supervisionar o texto do estreante Daniel Adjafre em “Deus Salve o Rei”, depois de uma crise por conta da baixa audiência e da pouca repercussão. A interferência deu certo e, a duas semanas do final, a novela se tornou mais popular junto ao público.

Na segunda-feira (9), feriado estadual em São Paulo, a trama alcançou 27,3 pontos de média na Grande SP. No Rio, teve recorde: 34 pontos de média e 49% de participação. Cada ponto equivale respectivamente a 71,8 mil domicílios e 45,2 mil. Em 7 de março, quando foi ao ar o 50º capítulo, "Deus Salve o Rei" marcou média de 25 pontos no Ibope, na Grande SP, 3,8 pontos atrás da antecessora “Pega Pega”, que acabou com a maior média desde o sucesso “Cheias de Charme”.

Selena, personagem de Marina Moschen, é o preferido de Ricardo Linhares na novela das 19h - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Selena, personagem de Marina Moschen, é o preferido de Ricardo Linhares na novela das 19h
Imagem: Divulgação/TV Globo
Nesta quinta-feira (12), um pouco antes de entregar o último capitulo, o 174, Ricardo Linhares conversou com o UOL  e assumiu que a sinopse original foi modificada.

“Uma novela vive de reviravoltas, de fatos novos e das necessidades que nós autores vamos descobrindo à medida que escrevemos. Essas ideias surgem a partir do que se vê no ar, do trabalho dos atores e da repercussão junto ao público", explica o autor.

"Sou o supervisor, mas a autoria é do Daniel Adjafre, a sinopse é dele e eu tenho um respeito enorme pelo seu trabalho. Foi um trabalho de equipe”, destacou Linhares, que supervisionou “Rock Story” (2016), “A Lei do Amor” (2016) e “Cheias de Charme” (2012);

Ele ainda assinou tramas como “Babilônia (2015), “Saramandaia” (2013) e “Insensato Coração” (2011). Adjafre é estreante apenas como autor principal de novelas _ele já assinou várias produções da Globo, como "Cidade dos Homens", "A Cara do Pai" e "SOS Emergência".

Selena

Linhares confirmou que o parentesco de Amália (Marina Ruy Barbosa) e Catarina (Bruna Marquezine) é uma novidade. “Não estava previsto, não, mas isso surgiu como uma sequência natural da rivalidade das duas. Essas mudanças e a própria entrada do Alexandre Borges como o rei Otávio foram decorrências naturais da trama. Nada forçado, nada gratuito.”

Ele ficou surpreso ao ser questionado sobre a paternidade de Selena. Ela é filha do monarca do reino de Lastrilha.

“Você já sabe? É verdade [risos]. Isso também não estava previsto, mas chegamos a esse ponto porque as relações entre os personagens fazem essas ideias nascerem e isso foi decidido em conjunto."

Linhares não faz mistério sobre sua personagem preferida. “Gosto muito da Selena. Ela é uma bruxa, uma guerreira, uma órfã e uma personagem positiva o tempo inteiro da trama. Eu me identifico muito com ela e é mérito também do belo trabalho da Marina Moschen."

O novelista fez ainda questão de elogiar Adjafre. “Ele é excelente. A autoria da novela é dele, a sinopse é dele e eu vim como supervisor para contribuir com esse sucesso. Estou muito feliz que eu pude dar uma contribuição positiva para a novela na questão de repercussão e da audiência.”

Um dos segredos revelados na reta final é o parentesco entre Catarina (Bruna Marquezine) e Amália (Marina Ruy Barbosa): as duas são irmãs - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Um dos segredos revelados na reta final é o parentesco entre Catarina (Bruna Marquezine) e Amália (Marina Ruy Barbosa): as duas são irmãs
Imagem: Divulgação/TV Globo