Topo

Empresa é condenada a indenizar Giovanna Antonelli em R$ 20 mil

Giovanna Antonelli - Divulgação/Globo
Giovanna Antonelli Imagem: Divulgação/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

16/07/2018 12h15

Giovanna Antonelli ganhou uma ação contra a empresa Kaiser Intermediações por uso indevido de seu nome e imagem em uma propaganda de remédio para emagrecer. A decisão é da 1ª Vara Cível, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio e o advogado da empresa afirma que recorrerá. A empresa foi condenada a indenizar a atriz em R$ 20 mil por danos morais, além do pagamento de indenização por danos materiais, referente ao cachê que ela receberia se realmente fechasse um contrato vinculando sua imagem ao produto.

"Eles falsificavam notícias como se ela tivesse dando entrevista a respeito desse remédio, que ela desconhece e nunca tomou. Outras atrizes também tiveram essa imagem ligada ao produto. É importante que o público dela saiba que ela nunca fez uso dele", disse a advogada da atriz, Mariana Zonenschein, ao UOL nesta segunda-feira (16).

No site do produto, a empresa afirma que ele é um "poderoso detox que acelera o metabolismo, diminui o inchaço e a retenção dos líquidos do corpo, elimina as substâncias inflamatórias e faz emagrecer de forma rápida, saudável e definitiva".

No processo, os advogados da atriz afirmam quem desde o ano passado, a empresa utilizava o nome de Giovanna para divulgar o remédio em propaganda e jornais fictícios com matérias comerciais falsas, afirmando que ela teria ingerido o mesmo para perder peso após a gravidez.

Além da ação judicial, pelo fato de que o medicamento pode influenciar diretamente a saúde dos consumidores, Giovanna prestou queixa na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática do Rio de Janeiro, que instaurou um inquérito policial para apurar a autoria do caso.

"Não se pode associar nomes de pessoas que o público confia com remédios para emagrecer", completou a advogada.

A empresa não respondeu a ação do processo e foi decretada a revelia. Em nota enviada à impresa, no dia 18 de julho, o advogado da empresa diz que "O produto TurboSlim que cita a atriz Giovanna Antonelli em suas propagandas não pertence a KAISER INTERMEDIAÇÕES DE NEGOCIOS.

KAISER INTERMEDIAÇÕES DE NEGOCIOS na época do ocorrido atuava apenas como empresa de logística, sendo unicamente responsável pelo processo de condicionamento de produtos de seus clientes e entrega dos mesmos ao consumidor final, não atuando na fabricação, venda direta ou tampouco em qualquer processo de publicidade, divulgação ou propaganda dos produtos das empresas destes clientes".

A empresa destaca que só tomou conhecimento do fato via mídia no dia 16 de julho de 2018 e já acionou seu jurídico para recorrer da decisão.