Topo

Apresentador do SBT tira saco da cabeça e vira crush dos telespectadores

Gabriel Cartolano, ou " Gatolano", como é chamado por alguns, faz sucesso no "Fofocalizando" - Reprodução/SBT
Gabriel Cartolano, ou " Gatolano", como é chamado por alguns, faz sucesso no "Fofocalizando" Imagem: Reprodução/SBT

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

23/07/2018 04h00

Quando surgiu pela primeira vez no SBT, Gabriel Cartolano  estava disfarçado com um saco de papel na cabeça. Era parte da caracterização do seu personagem no "Fofocando", antecessor do "Fofocalizando". O programa mudou e o Homem do Saco revelou sua bela face.

O diretor da atração, Márcio Ésquilo, o Esquilo, convidou Cartolano para comandar o giro de notícias. Não demorou para ele virar o "crush" dos espectadores e ganhar o apelido Gatolano.

Gabriel Cartolano - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gabriel Cartolano sobre beleza: "As pessoas comentam bastante, mas assim, isso para mim é o de menos, o mais importante é as pessoas me julgarem pelo meu trabalho"
Imagem: Reprodução/Instagram
"As pessoas comentam bastante, mas isso para mim é o de menos, o mais importante é as pessoas me julgarem pelo meu trabalho, não por essa questão da beleza. Não me preocupa, mas é legal ser notado pelo trabalho. As pessoas estão gostando”, afirmou, em entrevista ao UOL.

"A oportunidade de ir para a tela foi uma ideia do Esquilo, ele disse que eu tinha uma aparência legal e que falava bem. Ele me colocou lá e deu certo. O quadro se consolidou independentemente se eu estiver lá ou não."

Gabriel Cartolano - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Gabriel Cartolano arranca suspiros nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Instagram
Recentemente, Cartolano também assumiu uma outra função: substituir Leo Dias nos dias em que ele não está no programa.

"Substituir o Leo é difícil. Ele é um grande nome. Quando faço o programa, a gente conversa antes, ele me dá dicas, me ajuda bastante, é um grande incentivador dessa minha participação na frente das telas."

A trajetória de Gabriel Cartolano começou nos bastidores. Quando Silvio Santos decidiu criar um programa vespertino de fofocas, ele mesmo ligou para o jornalista, que ajudou a implementar a equipe do então “Fofocando”.

Gabriel Cartolano e Valentina Francavilla como "Homem do Saco" e "Mulher do Saco" no "Fofocando" - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Gabriel Cartolano e Valentina Francavilla como "Homem do Saco" e "Mulher do Saco" no "Fofocando"
Imagem: Reprodução/SBT
"Eu era produtor da RedeTV!. Recebi uma ligação do Silvio Santos para implementar o antigo 'Fofocando', já com o Esquilo. No começo, foi um pouco difícil. Inicialmente tive a proposta do próprio Silvio para fazer o Homem do Saco, cheguei a fazer uma semana, mas também tinha a parte da produção e ficou difícil de conciliar."

Na época, o programa tinha no comando apenas Leão Lobo, Mama Bruschetta e o Homem do Saco -- mais tarde, Cartolano foi substituído por Dudu Camargo no papel do personagem, que no fim deixou de fazer parte da bancada. Hoje a atração conta também com Mara Maravilha, Lívia Andrade, Décio Piccinini e Leo Dias, além de ter tido uma série de alterações, até mesmo de nome e horário.

Hoje consolidado, o "Fofocalizando" garante constantemente a vice-liderança ao SBT, algo que deixa Gabriel muito satisfeito.

"Todo programa demora um pouco [para engrenar]. Tem a questão da aceitação, do público acostumar. O 'Fofocalizando' foi isso. Os novos apresentadores chegaram para acrescentar e gerar repercussão na internet, isso ajuda bastante a gente. Hoje em dia a gente pode colocar qualquer nota, debater qualquer nota, que o debate vai ser bom, independente se é ou não um furo."

O carinho por Cartolano parece recíproco. Na última sexta-feira (20), quando comemorou 27 anos, ele ganhou uma festa e uma homenagem ao vivo dos colegas.

Festa de Gabriel Cartolano - Reprodução/SBT - Reprodução/SBT
Gabriel Cartolano ganhou festa de colegas da produção no dia de seu aniversário
Imagem: Reprodução/SBT