Topo

Mariana Xavier critíca preconceito e diz: "Não sou uma gorda sedentária"

Mariana Xavier - Reprodução/Instagram
Mariana Xavier Imagem: Reprodução/Instagram

Jonathan Pereira

Colaboração para o UOL

27/07/2018 06h51

Mariana Xavier falou no "Programa do Porchat" de quinta-feira (26) sobre o preconceito que quem está acima do peso sofre na sociedade. Bem resolvida com seu corpo, a atriz disse como lida com a balança e que se mantêm em atividade.

"Procuro manter uma estabilidade de peso principalmente por causa da minha saúde. Tenho hipotireoidismo e resistência à insulina, tenho que controlar pois, se eu aumentar muito de peso, pode aumentar o risco", explica.

"Eu cuido, não sou uma gorda sedentária. As pessoas acham que todo gordo vive deitado no sofá agarrado com uma panela de brigadeiro. Estou sempre na academia dançando, procuro manter uma alimentação saudável para 'sapatear' na jaca sem culpa quando quiser".

Ela é a favor que se tire o peso de uma palavra que é terror para muitas mulheres. "'Gorda' é só uma palavra, só um adjetivo, uma característica, como 'alta', 'baixa', 'magra'.  Temos que tirar essa coisa sombria. O problema é o tom que você usa, quando passa a reduzir a pessoa a 'gorda', como se o peso fosse a única questão da vida dela".

Outra coisa que a incomoda é a "obrigação" de que gordo "precisa ser engraçado". "Tem que indenizar a sociedade. Você já está errada de ser gorda, pelo menos seja engraçada, gente boa", ironiza. "Ninguém consegue ser o bonzinho e engraçado o tempo inteiro, é desumano. Tem muito gordo mau-caráter".