Topo

Multishow lidera com "Chaves" e vai atrás de episódios que só o SBT tem

Chaves e Chiquinha em "Um Festival de Vizinhos", episódio de "Chaves" que só o SBT exibe - Reprodução/SBT
Chaves e Chiquinha em "Um Festival de Vizinhos", episódio de "Chaves" que só o SBT exibe Imagem: Reprodução/SBT

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

27/07/2018 12h00

O Multishow está impressionado com o sucesso de "Chaves" e "Chapolin", exibidas pelo canal pago desde 21 de maio. As séries mexicanas, produzidas há mais de 45 anos, ainda conseguem ótimos resultados na TV por assinatura. Empolgado, o canal pago agora quer disseminar bordões, personagens e tudo que envolve os dois humorísticos em toda a programação.

Segundo dados do Ibope obtidos pelo UOL, "Chaves" e "Chapolin" deixam o Multishow na liderança da audiência da TV paga entre o público de 25 a 34 anos. São os jovens e adultos que cresceram assistindo às exaustivas reprises no SBT nos anos 80 e 90.

Desde a estreia das duas séries mexicanas, o canal pago, tradicionalmente mais visto no Rio de Janeiro, também cresceu em São Paulo e fica em segundo lugar no ranking de canais por assinatura na faixa das 23h, ocupada por "Chaves" e "Chapolin".

"Mais de 13 milhões de pessoas passaram [por 'Chaves' e 'Chapolin'] só no linear [TV paga]. No vídeo on demand, já podemos dizer que, entre todos os conteúdos dos canais Globosat, 'Chaves' e 'Chapolin' já figuram entre os dez mais vistos. Estamos muito felizes com o balanço desses dois meses", comemora Tatiana Costa, diretora de programação e conteúdo digital do Multishow, em entrevista ao UOL.

O próximo passo do Multishow é espalhar "Chaves" e "Chapolin" ao longo da programação, mas não como o SBT fez durante mais de 30 anos, reprisando em todos os horários possíveis. O canal pago quer integrar as séries às suas principais atrações, como "Xilindró" e "Vai Que Cola", que terá a participação de Edgar Vivar (Sr. Barriga) em um episódio especial.

"Sr. Barriga é um querido, adorou os personagens e o palco giratório. Ainda vamos gravar a nova temporada de 'A Vila', do Paulo Gustavo, e 'Lady Night', da Tatá Werneck, e provavelmente também vamos trabalhar 'Chaves' com esses programas em algum momento. Se alguém ainda duvidava, estamos mostrando que 'Chaves' veio para ficar e fará parte da nossa história", afirma a executiva do canal pago.

Edgar Vivar (Sr. Barriga) grava homenagem de "Vai que Cola" a "Chaves" no Multishow - Juliana Coutinho/Multishow - Juliana Coutinho/Multishow
Edgar Vivar (Sr. Barriga) grava homenagem de "Vai que Cola" a "Chaves" no Multishow
Imagem: Juliana Coutinho/Multishow

Redublagem

O Multishow já exibiu, até a última quinta-feira (26), 126 episódios de "Chaves" e "Chapolin", sendo 52 inéditos. Alguns já dublados, porém, ganharam nova versão em português, causando estranheza em muitos fãs. O canal pago culpa a Televisa, rede mexicana detentora dos direitos das séries, pela demora para enviar os capítulos com dublagem.

"A Televisa não tem tudo muito organizado. Alguns episódios vieram só com o áudio original. Sabíamos que existiam dublagens clássicas da Maga [estúdio que dublou 'Chaves' nos anos 80] e cobramos constantemente para ter todo o acervo. Como tínhamos um cronograma de exibição, alguns não conseguimos a tempo, mas toda vez que recebemos corremos para botar no acervo. Tem sido uma luta constante", contam a diretora e a responsável pelas dublagens.

As 14 histórias inéditas que o SBT dublou em 2012 receberão nova versão em português. "Optamos por refazer essas vozes porque conseguimos reunir os dubladores originais e para termos uma sequência", explica Tatiana Costa, que diz ter corrigido os erros da dublagem atual: "Sabíamos que tínhamos que ajustar as BGMs [músicas de fundo] e a sonoplastia. Os episódios serão ajustados, estamos fazendo todos os esforços para isso".

"Ser Pintor É Uma Questão de Talento", "Um Festival de Vizinhos" e "Errar É Humano", três episódios de "Chaves" que só o SBT exibe - Montagem/UOL/Reprodução/SBT - Montagem/UOL/Reprodução/SBT
"Ser Pintor É Uma Questão de Talento", "Um Festival de Vizinhos" e "Errar É Humano", três episódios de "Chaves" que só o SBT exibe
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/SBT

Episódios perdidos

O Multishow também corre atrás dos chamados episódios "perdidos mundiais", que a Televisa não distribui mais. Oito destes episódios, entretanto, estão no arquivo do SBT, sendo seis de "Chaves" e dois de "Chapolin".

Quatro "perdidos mundiais" continuam no ar só na rede de Silvio Santos: "Muitas Marteladas - Parte 2" (1974), que não passou no Multishow, "Errar É Humano" (1978), "Ser Pintor É Uma Questão de Talento" (1976) e "Um Festival de Vizinhos" (1976), segunda parte do Festival da Boa Vizinhança e um dos preferidos dos fãs.

"Todos [os episódios com dublagem Maga] que faltavam conseguimos alinhar. Nós queremos agora os perdidos que não são mais distribuídos pela Televisa, mas que nós lutamos com eles semanalmente para conseguirmos adicionar ao nosso catálogo", afirma a encarregada da dublagem.