Topo

Polícia investiga youtuber que teria estuprado ex; ele diz que caso é falso

Youtuber Everson Zoio publica vídeo alegando que inventou história sobre estupro - Reprodução/YouTube
Youtuber Everson Zoio publica vídeo alegando que inventou história sobre estupro Imagem: Reprodução/YouTube

Mariana Tramontina e Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

28/07/2018 16h51

A Polícia Civil de Minas Gerais abriu investigação contra o youtuber Everson Henrique de Oliveira, conhecido como Everson Zoio, que relatou em um vídeo, publicado em 2015, ter feito sexo sem consentimento com a então namorada. A DEICC (Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos) foi acionada neste sábado (28) para elucidar o suposto estupro.

"A Polícia Civil de Minas Gerais informa que, desde a manhã deste sábado (28), tão logo tomou conhecimento, por meio da imprensa, do vídeo feito pelo youtuber Everson Zoio, relatando um suposto episódio envolvendo sua ex-namorada, amplamente divulgado nas redes sociais, acionou a Delegacia Especializada em Investigação de Crimes Cibernéticos, que já está adotando todas as providências de polícia judiciária, para a completa elucidação do fato noticiado", informou a Polícia Civil em nota enviada ao UOL.

Em um novo vídeo de dez minutos, publicado neste sábado em seu canal no YouTube com o título "Eu não sou estuprador", Everson se explica e diz que a história foi inventada logo após ser questionado por um de seus seguidores sobre ter vivido alguma cena engraçada na hora H.

"Uma vez, sim, eu estava com minha ex e chegou à noite, no dia ela tinha falado que estava cansada e não ia rolar nada. Virei para um lado, ela virou para o outro, e a gente dormiu ali e pronto", conta o youtuber mineiro, cujo canal no YouTube tem 9,8 milhões de inscritos. "Eu quis aumentar mais coisa [da história], porque homem é assim, homem sempre aumenta as coisas", justifica.

Ele reconhece que "pegou pesado" com as declarações do passado. "Mesmo sendo mentira, foi uma atitude imatura. Uma piada sem graça que nem deveria ser chamada de piada", diz ele, acrescentando que o momento era outro. "Na época, não era esse tal de politicamente correto como é hoje, então por isso que está fazendo esse efeito todo, acontecendo isso tudo. Hoje em dia você já não pode falar nada. Mas estou arrependido? Sim, muito".

"Eu sou contra qualquer tipo de violência contra a mulher, contra o ser humano, eu fui totalmente infeliz em fazer esse tipo de comentário, até mesmo sabendo que a maioria dos meus seguidores são crianças. Não foi intenção nenhuma tentar influenciar ou passar algum recado negativo para as pessoas. Minha ideia, no meu canal, sempre foi trazer humor", afirma Everson no vídeo.

Everson diz ainda que está sendo muito prejudicado e que a situação é um prato cheio para quem o odeia, comparando com o recente caso envolvendo o youtuber Júlio Cocielo, que teve tuítes antigos com frases racistas recuperados. Neste sábado, a produção do Coca-Cola Anime Jungle, evento de cultura pop e japonesa do norte do país, divulgou um comunicado informando o cancelamento de Everson Zoio como atração da programação, que era previsto para 11 de agosto.

Youtuber Everson Zoio relatou ter feito sexo sem consentimento com sua então namorada - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Youtuber Everson Zoio relatou ter feito sexo sem consentimento com sua então namorada
Imagem: Reprodução/YouTube

Nota oficial de esclarecimento do youtuber Everson Zoio:

"Gostaria de esclarecer o fato sobre o suposto vídeo de sexo sem consentimento que está circulando nas redes sociais.

O vídeo é antigo, de 2016, e está totalmente fora do contexto, no vídeo estávamos contando causos (piadas), e apesar de entender que foi uma brincadeira totalmente imatura e de mau gosto, o fato não existiu, foi uma forma totalmente errada de tentar ser engraçado, mas perdi o controle e a situação se tornou agressiva e constrangedora.

Não apoio nenhum tipo de violência e opressão contra mulheres ou qualquer pessoa, quem me conhece sabe que sou um cara simples, de boa índole, nunca fiz mal pra ninguém e sempre estive do lado do bem.

Peço desculpas a todos que foram ofendidos, meus familiares, amigos, seguidores e as pessoas em geral.

Estou muito mal com a situação e abaixo segue o link do vídeo onde explico melhor tudo que aconteceu".