Topo

"Deus Salve o Rei" atinge geeks e fãs celebram até casamento em cenário

Cris Siqueira e Gustavo Mendes, fãs ferrenhos de "Deus Salve o Rei", renovam seus votos no set da novela - Reprodução/Facebook
Cris Siqueira e Gustavo Mendes, fãs ferrenhos de "Deus Salve o Rei", renovam seus votos no set da novela Imagem: Reprodução/Facebook

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

28/07/2018 04h00

"Deus Salve o Rei" teve uma trajetória conturbada. Alvejada pela crítica e com uma audiência irregular, a novela conseguiu, ao mesmo tempo, popularidade nas redes sociais e fãs cativos na internet.

Não dá para mensurar a influência da internet nos números, mas o fato é que, depois de uma certa instabilidade no início, a trama foi recuperando números no Ibope, e conseguiu superar os 30 pontos de média na Grande São Paulo em sua última semana --cada ponto equivale a cerca de 72 mil domicílios.

Impulsionada por atores que são influenciadores digitais, a novela explorou temática rara na TV aberta, com direito a lutas de espadas, magia e intrigas entre reinos, mais comuns em superproduções como “Game of Thrones” e “Vikings”, que foram inclusive citadas como referência. Assim, a trama de Daniel Adjafre também atingiu um público geek, menos habituado a sintonizar novela.

O casal Cris Siqueira e Gustavo Mendes, criadores do site Coxinha Nerd, dedicado ao universo geek, são fãs fervorosos do folhetim das 19h. Para eles, o apelo vem justamente de se tratar de uma história medieval.

"Somos apaixonados por séries e filmes e a rotina de consumo da cultura pop faz parte do nosso dia a dia como indivíduos e como casal. Claro que nossa paixão pelo entretenimento passa por outros conteúdos como animações e games e, sim, sempre que algum desses produtos passa pelo mundo medieval ou de época histórica de alguma forma, somos os primeiros da fila com pipoca para acompanhar! Amamos muito!", disse Cris ao UOL.

Ela cita "Game of Thrones", "Vikings", "Reign" e "Outlander" como séries que estão ao lado de "Deus Salve o Rei" como suas atrações favoritas.

De tão fãs que são da novela, eles conseguiram viver duas experiências únicas: atuaram como figurantes e foram convidados para renovar seus votos de casamento no set.

"Somos muito apaixonados pelo universo medieval e, na época que casamos, queríamos ter realizado uma superfesta nesse tema! Como não rolou por motivos financeiros, guardamos a vontade no coração e deixamos para realizar quando pudéssemos", explica.

"Foi uma das coisas mais mágicas que vivemos até hoje! A celebração no mesmo cenário do casamento de Afonso e Amália marcou o encerramento dessa série de ações de relacionamento com fãs da novela. E foi incrível fazer parte desse mundo, pelo menos um pouquinho."

As ações começaram na Comic-Con, em São Paulo. Marina Ruy Barbosa declarou que se inspirou em Daenerys, uma das protagonistas do seriado “Game of Thrones”, para construir sua personagem.

Para Cris, a aproximação da trama com a cultura pop também explica a dedicação dos fãs. "Quem se apaixonou pela história se apaixonou de verdade, assim como acontece com séries e franquias cinematográficas. Quem ama essa parte da cultura pop não consegue largar a mão de fazer parte de fandom [grupo de fãs], de torcer com muita paixão por seus personagens favoritos e, principalmente, de querer mais conteúdos semelhantes! Já estamos com saudades de ‘Deus Salve o Rei'."

No Instagram

No Instagram, por exemplo, a página Deus Salve o Rei Fan possui cerca de 17 mil seguidores, enquanto outra conta criada por fãs ultrapassa a marca de 32 mil seguidores. A página Afonsália, dedicada ao casal formado por Afonso (Rômulo Estrela) e Amália (Marina Ruy Barbosa), possui quase 31 mil seguidores.

Marina Ruy Barbosa dança ao som do funk da Cália - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Marina Ruy Barbosa dança ao som do funk da Cália
Imagem: Reprodução/Globo
A equipe também se esforçou para que a novela tivesse maior apelo nos meios digitais. No site oficial, a vilã Catarina (Bruna Marquezine) foi apelidada de “Cat”. O elenco também gravou o videoclipe “Funk da Cália”, divulgado na web, no qual os personagens, ainda com roupas da idade média, aparecem cantando e dançando ao som do batidão.

Na página do entretenimento da Globo no Facebook, o vídeo conta com mais de 5 mil reações, além de ter quase 300 mil visualizações.

Ajuda que três das principais personagens da novela são interpretadas por três das atrizes da Globo que mais têm seguidores nas redes sociais. Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa e Tatá Werneck formaram uma tríade poderosa, juntas, elas possuem mais de 78 milhões seguidores só no Instagram.

Ao longo da novela, não faltaram posts sobre os capítulos e dos bastidores por parte das atrizes, e os fãs logo iam atrás. Em diversos momentos, os personagens da história figuraram entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Até quem não era protagonista atraiu seus fãs para a novela. Bia Arantes, por exemplo, conta com dois milhões de seguidores no Instagram e conquistou um forte fã-clube após sua passagem pela novela "Carinha de Anjo" (2016 –2018), no SBT. Helen Olivera, 24, grande fã da atriz, passou a sintonizá-la na nova trama.

Bia Arantes (foto) vive a sedutora Brice em ?Deus Salve o Rei?, que estreia dia 9 na Globo - Maurício Fidalgo/Globo - Maurício Fidalgo/Globo
Bia Arantes viveu Brice em "Deus Salve o Rei"
Imagem: Maurício Fidalgo/Globo

"Foi Bia que me levou a acompanhar a novela. Foi uma verdadeira surpresa quando anunciaram que ela faria parte do elenco e eu como fã não deixaria de ver esse trabalho. A partir do anúncio, passei a acompanhar tudo sobre a novela”, contou ao UOL.

"Acompanho todos os dias, menos quando tenho algum compromisso. Ainda sim assisto depois na GloboPlay. O que eu mais gosto na novela é realmente o fato de ser adaptada na era medieval", diz.

A amiga de Helen, Bárbara Luiza, 24, é outra fã de Bia. "Já estamos na reta final e foi tudo tão rápido. Queria que durasse um pouco mais."

Qual a personagem favorita tela? Resposta fácil: “Brice é minha personagem favorita, não somente por ser interpretada pela Bia, mas por tudo que gira em torno dela. Mistério, feitiços, magias... É incrível."

Tatá Werneck, Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine apresentam nova novela na CCXP - Francisco Cepeda/AgNews - Francisco Cepeda/AgNews
Tatá Werneck, Marina Ruy Barbosa e Bruna Marquezine apresentam nova novela na CCXP
Imagem: Francisco Cepeda/AgNews