Topo

"Estou quase apanhando das feministas", diz Roberto Bonfim sobre Agenor

Roberto Bonfim é Agenor em "Segundo Sol" - Reprodução/Globo
Roberto Bonfim é Agenor em "Segundo Sol" Imagem: Reprodução/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

11/08/2018 04h00

O machista Agenor, personagem de Roberto Bonfim em "Segundo Sol", tem causado ódio no público com suas atrocidades em cena. Na mais recente, ele sabotou a mulher Nice (Kelzy  Ecard) e foi capaz de virar um vidro de dendê na panela da cozinheira porque estava com ciúmes do sucesso dela no restaurante de Cacau (Fabíula  Nascimeto).

"Estou quase apanhando das feministas nas ruas. O Agenor tem me exigido muito... Quem não conhece um troglodita desses? Está levantando a discussão do assunto, ele é um escroto", resumiu o ator, nos Estúdios Globo, na zona oeste do Rio.

A lista de absurdos ditos pelo personagem é extensa: "Não pense em me desobedecer porque aqui quem manda sou eu" e "Se casou, se tem marido, tem que ficar quietinha cuidando do lar. Por isso que o homem sustenta mulher".

A revolta é grande e ele ouve muita coisa na rua, ainda assim, acredita que o público já sabe diferenciar o ator do personagem. Aos 73 anos, quase 50 de carreira e mais de 30 novelas, Bonfim está acostumado a lidar com a ira das pessoas quando interpreta um vilão.

"Eu ouço muito: 'Quero bater em você'. Eu já até levei pedrada nas ruas", lembra.

O ator acredita que se Nice não der um basta definitivo da situação, Agenor, que já expulsou as filhas Rosa e Maura de casa, as coisas só irão piorar com a mulher.

"Até então a agressão sempre foi verbal, depois ele jogou a quentinha nela. Agora ameaçou dar uma porrada. Esse tipo de relação, o cara vai crescendo. É algo que tem que ser questionado mesmo. Tenho visto que há uma reação feminina, uma grande discussão a respeito disso."

Kelzy Ecard passou a receber muitos relatos de mulheres que vivem casos parecidos de sua personagem em relacionamento abusivos.

Agenor (Roberto Bonfim) expulsa Rosa (Leticia Colin) de casa  - João Cotta/Globo - João Cotta/Globo
Agenor (Roberto Bonfim) expulsa Rosa (Leticia Colin) de casa
Imagem: João Cotta/Globo


"Recebo mensagens de pessoas dando força para ela ou contando histórias pessoais de relações abusivas. Foi muito comovente e emblemático quando ela chega e diz que vai trabalhar no restaurante da Cacau. Ele está cada vez se tornando mais agressivo com ela e está perto dela dar um basta nesta relação", diz Kelzy.

Apesar do assunto sério, em um momento recente de tantos casos de feminicídio no noticiário, a atriz se diverte com dicas para a personagem dar um fim no marido.

"Tenho tutorial de como matar o Agenor. Já deram várias ideias: panelada, jogar água quente nele...", lista, aos risos.

Bonfim conta que já se meteu em briga de vizinhos e destaca que o "em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher" saiu de moda.

"Se for uma coisa evidente, se mete a colher sim. Me meto sim, na minha frente não vai bater em mulher não..."

Agenor (Roberto Bonfim) sabota comida de Nice (Kelzy Ecard) no restaurante de Cacau (Fabíula Nascimento) - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Agenor (Roberto Bonfim) sabota comida de Nice (Kelzy Ecard) no restaurante de Cacau (Fabíula Nascimento)
Imagem: Reprodução/Globo
 Feia em cena

Estreante em novela, Kelzy Ecard tem uma longa carreira no teatro e diz que não está preocupada com a sua aparência física na TV.

"Minha especialidade é ficar feia em cena. Essa questão da aparência não é uma questão que me ocupa. Estou muito acima do peso, a minha vaidade está no meu trabalho, acho bom porque é real na TV. Para mim, a vaidade é as pessoas acreditarem no que estão vendo em cena", diz.

A atriz conta que não se preparou para a personagem fisicamente e ela emprestou seu corpo real para viver a cozinheira em "Segundo Sol".

"Agora meu médico me obrigou a emagrecer. Mas eu já estava no shape do papel [risos], isso que é uma atriz preparada", brinca.