Topo

Nem Caco Ciocler aguenta mais Edgar em "Segundo Sol": "Estou com ranço"

Caco Ciocler - Reprodução/Instagram
Caco Ciocler Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

13/08/2018 04h00

Quando o público acha que Edgar, personagem de Caco Ciocler em "Segundo Sol", vai dar a volta por cima e seguir em busca de sua felicidade e independência, ele vacila e decepciona a todos, inclusive o próprio ator.

"A fase atual do Edgar está difícil para mim. Ele ameaçou uma tomada de consciência, uma revolta contra aquela família, mas voltou atrás, voltou a ficar submisso. Sinto, pela reação das pessoas, que estão com ranço do Edgar, assim como eu, como ator também", desabafou ele, em entrevista nos estúdios Globo, no Rio.

"É um personagem que não toma atitude, a alma do Edgar é essa, ele é muito despreparado emocionalmente. Só que esse despreparo emocional acaba vazando pro caráter", completa.

Edgar está todo feliz com seu primeiro emprego como arquiteto e cheio de planos. O que ele não imagina é que trata-se de mais uma armação de Roberval, que fará o irmão decidir entre o emprego e Cacau (Fabíula Nascimento).

"Chega uma hora que não dá mais para perdoar o Edgar. Não dá para perdoar ele ter ido atrás de Cacau sem ter terminado o casamento. Está começando a embolar as coisas moralmente", diz Caco, visivelmente desanimado com as atitudes de seu personagem em cena.

"Não sei como perdoá-lo. Nossa tentativa é fazer o público entender as razões daquele personagem ser daquele jeito, então estou reforçando esse lado mais vitimado do Edgar, de que ele é vítima dessa educação autoritária, desse pai que, na tentativa de forjar um filho forte, acabou o humilhando. Ele é um cara perdido."

Por ser um homem inseguro, o ator admite que Edgar tem sua parcela de culpa do mau caráter que Rochelle (Giovanna Lancelotti) se transformou na fase adulta. Ela foi capaz de se unir a Roberval para derrubar o próprio pai.

"É uma família meio solta. Tem uma figura paterna muito enfraquecida e uma figura materna, Karen, meio desajustada emocionalmente. Rochelle também sempre foi preterida pela irmã que não é de sangue. A Manu sempre foi a preferida. É uma família toda errada". Apesar de tantos conflitos, o ator acredita que João Emanuel Carneiro vai unir os membros dos Athayde novamente.

"Acho que o João está ensaiando uma redenção dessa família, que pelos caminhos mais tortos, pelo sofrimento, ela vai se reconstruir de uma outra maneira, dessa vez mais amorosa", opina.

Depois de pisar feio na bola com Cacau, que terminará tudo com ele, Caco acredita que a atitude dele é imperdoável e aposta que Edgar vai resgatar seu casamento com Karen (Maria Luísa Mendonça).

"Prefiro uma redenção dele. É um personagem que sinto que não tem vontade própria, está sempre tentando suprir o desejo dos outros. Ele é do bem, teve cenas muito carinhosas com a filha, mas ele é muito imaturo. Meu sonho é que ele se alinhe com o eixo mais bonito dele e seja uma grande pessoa", torce.

Aos 46 anos e com 22 de carreira na TV, o ator lembra que, assim como Edgar, reagiu com euforia em sua estreia na Globo, em "Rei do Gado" (1996).

"Quando recebi a primeira mensagem de texto da Globo me chamando para o meu primeiro teste, era uma coisa inacreditável, saía mostrando pra todo mundo, abraçando todo mundo", recorda ele, aproveitando para defender seu personagem, em seguida.

"Preciso que as pessoas entendam que esse emprego é muito importante pro Edgar, para tentar justificar a cagada que ele vai fazer. Arrumar um emprego, ter valor, é importante para ele", destaca.

Caco Ciocler acredita que autor fará um movimento para Edgar tentar resgatar casamento com Karen - Raquel Cunha/Globo - Raquel Cunha/Globo
Caco Ciocler acredita que autor fará um movimento para Edgar tentar resgatar casamento com Karen
Imagem: Raquel Cunha/Globo


Cantadas no Twitter

Há pouquíssimo tempo, Caco Ciocler se rendeu às redes socais e criou perfis no Instagram e Twitter. Estar no ar em uma novela do horário nobre faz com que o ator receba muitas cantadas e ele se surpreende como as pessoas reagem com imediatismo na internet.

"O Twitter para mim, a sensação que tenho é que estou num barzinho, está todo mundo bêbado e as pessoas falam o que querem. Tem gente que vai lá pra arrumar confusão, tem gente que vai pra se oferecer, tem gente que vai pra te paquerar, pra dar risada, tem gente que vai pra te provocar, tem de tudo. É um barzinho lotado, com todo mundo já meio alto. Recebo cantadas de homens e mulheres".