Topo

Atriz que faz Zefa em "Segundo Sol" é estilista e adotou filha aos 15 anos

Claudia Di Moura, a Zefa de "Segundo Sol", é estilista - Reprodução Globo e Instagram
Claudia Di Moura, a Zefa de "Segundo Sol", é estilista Imagem: Reprodução Globo e Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

14/08/2018 04h00

Quem vê Zefa, a empregada da família Athayde em "Segundo Sol", com o cabelo preso, "cara lavada" e contida em cena, nem imagina que Claudia Di Moura, sua intérprete, é muito estilosa.

"Sou estilista, além de ser atriz, foi o meu plano B para sobreviver porque no nosso país sobreviver de arte ainda é um sonho. Nunca estudei moda, assim como nunca estudei teatro e cinema. Sou autodidata em tudo que faço", contou ela no intervalo de gravações da novela nos Estúdios Globo, na zona oeste do Rio.

A atriz Claudia Di Moura é Zefa em "Segundo Sol" - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A atriz Claudia Di Moura é Zefa em "Segundo Sol"
Imagem: Reprodução/Instagram

"Eu me virava para me vestir, sempre fui diferente. Já vendi roupa na porta do Teatro Castro Alves e quando eu chegava as pessoas falavam que queriam comprar na hora", completa a baiana, veterana no teatro e estreante na TV.

Claudia cria as peças e, apesar de estar no ar, conta que não pretende deixar de lado o plano B e participará em breve de um desfile no Vidigal, comunidade da zona sul do Rio, em evento organizado por Roberta Rodrigues, sua colega de elenco.

"Aprendi a ver a roupa como uma indumentária de elevar a autoestima. Digo que sou africana pela cor do pano. É preciso mostrar a minha africanidade para mostrar que estou presente. Cheguei e cheguei bem, estou bem vestida".

Aos 53 anos, ela é viúva há sete e mãe de Dayse, 38, doutora em Geografia; Iasmim, 28, nutricionista e dona de uma empresa fitness; e Vitória, 23, bicampeã baiana de fisiculturismo e estudante de Psicologia.

"Minhas filhas são maravilhosas, eu que sou a 'porra louca' da família. Tenho uma história muito bonita, adotei a minha primeira filha com 15 anos de idade. Meu pai era delegado, então na cidade tudo podia. Era uma outra época", conta, sem entrar em detalhes de como foi feito o processo de adoção no município de Barro Preto, na Bahia. Yasmin também é filha adotiva e Vitória, biológica.

"Se não fossem essas meninas, não sei onde estaria e se estaria aqui com vocês porque elas são realmente o meu norte, sul, leste e oeste. Somos amigas, cúmplices... Às vezes elas são minhas mães, viro completamente filha delas. Criei dizendo: 'Não julgue e não minta' e está tudo certo lá em casa".

Racismo

Cozinheira da família Athayde há mais de 30 anos, Zefa é mãe de Edgar (Caco Ciocler) e Roberval (Fabricio Boliveira) - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Cozinheira da família Athayde há mais de 30 anos, Zefa é mãe de Edgar (Caco Ciocler) e Roberval (Fabricio Boliveira)
Imagem: Reprodução/Globo

Cozinheira da família Athayde há mais de 30 anos, Zefa é mãe de Edgar (Caco Ciocler) e Roberval (Fabricio Boliveira), frutos do seu relacionamento com Severo (Odilon Wagner). Em breve, Roberval ficará revoltado ao descobrir que seu irmão também é filho de Zefa, que ele pensava ser de Severo com Claudine (Cássia Kiss). A atriz opina sobre qual motivo o patrão nunca assumiu esse relacionamento e nem mesmo convida a mãe de seus filhos para sentar à mesa com ele.

"Ra-cis-mo", diz, pausadamente.

"É isso, ele é um homem branco, racista, que nunca teve coragem de assumir essa mulher que em diversos momentos diz que foi o grande amor da vida dele".

Claudia conta que a ideia que Zefa tem de família é muito complexa. "Zefa acredita que aquela família é dela, mas ela não pertence à família. Ela pertence à casa, é um utensílio da casa, é uma mulher que nunca sentou na mesa. Nós fizemos uma cena recente em que a Manu (Luisa Arraes) exige que ela sente no sofá e foi um ritual. O diretor abriu aspas e disse: 'É ritualístico ela se sentar nesse sofá'."

"Ela quer juntar a família novamente, mas sei que ela tem essa força e potência, ela acredita nisso e vai conseguir. A redenção vem dela, vem da união dessa força, ela acredita naquela família que não acredita nela", completa.