Topo

"Advogado das estrelas" perde ação por dano moral contra Aguinaldo Silva

O autor de novelas Aguinaldo Silva - Reprodução/Globo
O autor de novelas Aguinaldo Silva Imagem: Reprodução/Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

16/08/2018 11h08

Sylvio Guerra, conhecido como o "advogado das estrelas", perdeu uma ação por dano moral que movia contra o autor Aguinaldo Silva. O processo corre na 17ª Vara Cível do Rio e diz respeito à primeira instância, ou seja, ainda cabe recurso.

Na ação, Guerra se declarou lesado pelo escritor, com quem sempre sentiu uma relação de "confiança e amizade". Segundo o profissional, sua imagem e nome foram prejudicados por conta de um imbróglio envolvendo as aulas de roteiristas promovidas por Aguinaldo.

Ele já não era mais advogado de Aguinaldo quando foi divulgado na imprensa que o autor teria oferecido a seus alunos um novo contrato com cláusulas que ele julgou como "questionáveis". De acordo com Guerra, sua imagem teria sido atrelada ao processo, o que lhe gerou "prejuízos de ordem moral" e o fez demandar uma indenização do escritor na Justiça.

A juíza Cristina de Araujo Lajchter, entretanto, rechaçou as posições de Guerra e o condenou ao pagamento de despesas processuais de Aguinaldo, fixadas em 10% do valor da causa.

De acordo com a decisão de juíza não existe evidência de "um constrangimento, um abalo que seja capaz de gerar uma compensação".

Procurada pelo UOL, a advogada de Aguinaldo, a doutora Regina Notini, comemorou a sentença: "Quem foi lesado nessa história até agora foi o Aguinaldo".

Já Sylvio Guerra disse que ainda não teve acesso à decisão da juíza, mas pretende recorrer. "Tem muito processo pela frente ainda, temos vários recursos ainda para promovermos. Estaremos entrando em fase de recurso essa semana. Isso não me abala em nada, essas sentenças poderão ser reformadas".

Além de Aguinaldo, Guerra já atuou na defesa de famosos como Susana Vieira e Thiago Lacerda. 

No Twitter, o autor de novelas comemorou sua vitória. "DURA LEX, SED LEX: olhem só minha cara de felicidade hoje cedo depois de ler a sentença na qual uma juíza me dá ganho de causa numa certa pendência judicial...Permitam que eu agradeça à dra. Regina Notini, minha advogada", escreveu.