Topo

Vilão? Roberval comprará mansão dos Athayde e reunirá família

"A história do Roberval (Fabrício Boliveira) não tem esse propósito de uma grande vilania, ele é um carente", diz autor de "Segundo Sol" - João Miguel Júnior/Globo
"A história do Roberval (Fabrício Boliveira) não tem esse propósito de uma grande vilania, ele é um carente", diz autor de "Segundo Sol" Imagem: João Miguel Júnior/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

21/08/2018 04h00

Apesar de ter chocado com sua agressividade após ter descoberto a traição de Cacau (Fabiula Nascimento) no dia do casamento, o autor de "Segundo Sol", João Emanel Carneiro, afirma que Roberval (Fabricio Boliveira) não é um vilão e conta que, em breve, o ex-motorista vai reunir novamente a família que o criou, após comprar a mansão dos Athayde.

"A história do Roberval é de uma família descomposta que vai acabar de alguma maneira ficando junta. O Roberval vai comprar a casa do Severo [Odilon Wagner] e vai juntar a família às avessas porque ninguém tem para onde ir. A história do Roberval não tem esse propósito de uma grande vilania, ele é um carente", diz João Emanuel durante bate-papo com a imprensa nos Estúdios Globo, na sexta (17).

"Você vê que na verdade as possíveis vinganças deles, nenhuma dá certo. É como a gente enxerga as coisas de verdade, sem maniqueísmo. O resultado pode parecer que o jeito ou a forma foi meio criminosa, mas ele faz tudo isso pra resgatar a história dele", defende Boliveira.

A virada no plano de vingança de Roberval é apenas uma da aguardada "terceira fase" da novela, como chama o autor, que deve se iniciar após o 100º capítulo da trama das 21h, no ar no dia 6 de setembro.

Luzia fica chocada com descoberta - Reprodução/Gshow - Reprodução/Gshow
Luzia (Giovanna Antonelli) voltará com "sangue nos olhos" após ser separada novamente dos filhos na terceira fase da trama
Imagem: Reprodução/Gshow

Luzia "sangue nos olhos"

A principal delas envolverá a mocinha Luzia (Giovanna Antonielli), que sofrerá bastante após ser acusada injustamente de outro crime e será afastada novamente dos filhos.

"Ela volta com sangue nos olhos depois de passar uma injustiça", diz João, sem querer entregar muito da aguardada vingança da protagonista. 

"O que vai marcar a terceira fase é que a Luzia vai passar por alguma coisa terrível e vai ser incriminada por algo que ela não cometeu. E aí vai se vingar de Laureta e Karola",  disse.

O que se sabe até o momento é que, após armação de Laureta (Adriana Esteves) e Karola (Deborah Secco), ela será acusada de matar Remy (Vladimir Brichta). De acordo com Daniel Castro, do Notícias da TV, Beto (Emílio Dantas) flagrará Luzia com uma faca na mão deitada ao lado do corpo do seu irmão. O ator conta que ficou surpreso com a comoção do público pedindo para seu personagem não morrer.

"Meu objetivo é deixar saudade, mas é claro que a gente fica surpreso. Acho que ele cumpre essa missão de incomodar a tal ponto de causar isso com o telespectador. Ele vai criar uma lacuna que na trama vai ser preenchida com a dúvida", diz Brichta.

A princípio, Beto acusará Luzia de roubá-lo antes de assassinar Remy e a família Falcão ficará contra a DJ. Depois, o cantor descobrirá a armação e se aliará à amada nos planos de vingança.

A mocinha da novela talvez mostre um lado de mais revolta e, assim como aconteceu com Roberval pode surpreender o público com suas atitudes.

"Uma das grandes riquezas dos personagens do João é isso, não são maniqueístas. Como a gente, eles erram, acertam, são bons para uns, maus para outros. Você ao longo da sua vida também sacaneou alguém. Além disso, os atores fazem de uma maneira que realçam mais essa complexidade", observa Maria de Médicis, diretora geral da novela.

O autor, cujo maior sucesso, "Avenida Brasil" (2012), também girava em torno de uma trama de vingança, garante que está muito satisfeito com "Segundo Sol".

"A novela que mais gostei de fazer em relação ao elenco, que é comprometido, é essa. Em outras novelas, não necessariamente isso acontece, e essa aconteceu muito. Pelo empenho e pelo tesão é a melhor novela", elogia.