Topo

Claire Wineland, youtuber que compartilhou luta contra doença, morre aos 21

Claire Wineland - Reprodução/Instagram
Claire Wineland Imagem: Reprodução/Instagram

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

04/09/2018 11h46

Claire Wineland, youtuber norte-americana que emocionou ao compartilhar sua luta contra a fibrose cística, doença genética que danifica os pulmões, morreu aos 21 anos neste domingo (2). A informação foi divulgada pela página da fundação "Claire´s Place", fundada por ela. 

"Claire Wineland, nossa fundadora inspiradora, partiu. Ela não estava com dor e a equipe médica disse que foi a passagem mais pacífica que já viram. Ela estava cercada de amor ao lado da mãe Melissa Yeager e do pai John Winleand; eles viram ela neste mundo de seu primeiro a seu último respiro", informa o comunicado.

Claire sofreu um derrame no dia 26 de agosto depois de um transplante duplo de pulmão e passou por uma série de procedimentos médicos durante uma semana, mas não resistiu.

A Fundação de Fibrose Cística (Cystic Fibrosis Foundation), dedicada à pesquisa de tratamentos à doença, também emitiu uma nota de pesar: "Nossos pensamentos e rezas estão com a família e amigos de Claire Wineland".

Claire compartilhava com seus seguidores sua rotina, sempre transmitindo positividade. Ela começou a contar sua história quando tinha 14 anos, e chegou inclusive a participar de palestras e a escrever um livro intitulado "Every Breath I Take, Surviving and Thriving with Cystic Fibrosis" ("Cada respiro que dou, sobrevivendo e prosperando com fibrose cística").

Os relatos de Wineland emocionaram dezenas de pessoas -- ela tinha mais de 200 mil inscritos em seu canal no Youtube -- que usaram as redes sociais para se despedir da jovem.

O senador Bernie Sanders, que disputou com Hillary Clinton a nomeação do Partido Democrata para a presidência dos Estados Unidos, foi um dos que deixou uma mensagem de pesar. "Eu gostaria de lembrar da Claire Wineland, que morreu na noite passada. Você era uma inspiração e trouxe alegria a muitos. Sua falta será sentida", escreveu ele.