Topo

Vice da RedeTV! desiste de brigar contra Globo e investe em youtubers

Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV! e apresentador do "Mega Senha" - Divulgação/RedeTV!
Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV! e apresentador do "Mega Senha" Imagem: Divulgação/RedeTV!

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

16/09/2018 04h00

Vice-presidente e apresentador da RedeTV!, Marcelo de Carvalho relançou o game show "Mega Senha" no último sábado (15). O empresário, porém, admite ver pouca televisão e se considera "viciado" em séries ("Deveria estar na minha carteira de trabalho"). Ele até curte programas da própria emissora, como "Encrenca", e da concorrência, mas não assiste à Globo de jeito nenhum.

"Não assisto à Globo porque tenho raiva, apesar de ter sido executivo de lá", afirma Marcelo de Carvalho em entrevista ao UOL. O empresário trabalhou no merchandising da emissora antes de criar com o sócio Amílcare Dallevo a TeleTV, empresa que controlava o serviço de ligações 0900, febre nos anos 90.

"A raiva que eu tenho é comercial, porque no Brasil as agências recebem uma comissão da Globo e concentram seus investimentos ali. Por isso a Globo tem 32% de audiência e 90% de mercado. Em vários países, isso é crime, porque o intermediário colocaria a propaganda do cara onde é mais rentável, não onde é mais eficiente. Acho inaceitável e me causa muita indignação", critica.

Marcelo de Carvalho com as estrelas da RedeTV! no "Mega Senha" - Divulgação/RedeTV! - Divulgação/RedeTV!
Marcelo de Carvalho com as estrelas da RedeTV! no "Mega Senha"
Imagem: Divulgação/RedeTV!
A concorrência fez o executivo desistir de brigar contra a Globo, pelo menos na TV. Há um ano, decidiu embarcar no mercado digital e investiu R$ 35 milhões em estrutura para youtubers e produtos voltados à internet, todos concentrados em uma única empresa, Peanuts Content, que acumula 700 milhões de acessos por mês --até o fim do ano, deve chegar a 1 bilhão.

"Meus filhos e os do Amílcare se abastecem de YouTube. Em vez de fecharmos os olhos e rezar para que isso não se desenvolva, porque tudo que a Globo mais quer é que o modelão continue o mesmo, nós temos que entrar nesta onda, e não navegar contra. Vamos chegar a 10 milhões de inscritos no canal. Somos o terceiro no Brasil. A Globo não está em primeiro nem em segundo. Esse é o caminho", explica.

Para se aproximar ainda mais do público digital, a emissora negociou com a produtora Formata o reality show "Entubados", sucesso do canal pago Sony por duas temporadas e que será apresentado pelo humorista Gustavo Mendes. A RedeTV! também convidou os youtubers Fred e Bolívia, do canal "Desimpedidos", para comentar os jogos da Premier League.

"Construímos um espaço que vai comportar 12 estúdios exclusivos para youtubers, além das nossas equipes. Fechamos com a Formata o reality show 'Entubados', com oito youtubers. Será uma fábrica. Todo esse modelão vai cair por terra, porque a mídia digital tem uma força incontrolável", projeta.