Topo

Eterna Filó estreia na Globo e vive mãe de homossexual em "Malhação"

Gorete Milagres estreia em "Malhação" - Reprodução/Instagram
Gorete Milagres estreia em "Malhação" Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

19/09/2018 04h00

Gorete Milagres está radiante com a experiência de atuar em "Malhação - Vidas Brasileiras". A participação na novela marca a estreia da atriz na Globo e a sua volta à TV aberta após o estouro nos anos 90 com a personagem Filomena no SBT, seguido por participações em novelas da Record e na série "Pedro e Bianca", da TV Cultura. 

Na atual temporada da novela teen, ela será Beth, mãe de Michael (Pedro Vinícius), um adolescente homossexual. Ao UOL, ela comemorou o convite para a trama que, curiosamente, tem sua filha, Alice, no elenco. Esta será a primeira vez que as duas vão atuar juntas.

"Estou muito feliz. Essa energia jovial é uma coisa que te joga pra cima. [A personagem] É uma mãe forte e eu me lembrei muito da minha mãe, que também teve que lidar com a história de uma filha gay. Busquei na minha mãe a força para essa personagem", afirma ela, que tem uma irmã homossexual.

Gorete diz que a personagem tem semelhanças com sua mãe, que segundo ela era uma mulher moderna. Ela vê no papel a importância de se levantar uma questão social.

"A Beth é uma mãe que enxerga o filho como tem que ser. Ela leva a vida pra frente com todas as preocupações de uma mãe nesse mundo horrível, homofóbico, que a gente vive. Acho que isso é importante", diz.

Pra sempre Filó

Gorete, que até hoje trabalha com a grande personagem de sua carreira, a empregada doméstica Filó, diz que poder levar ao público suas várias outras facetas como atriz representa uma vitória. Recentemente, ela fez participações no programa "Vai que Cola", do Multishow, e na série "Amigo de Aluguel", da Universal TV.

Gorete Milagres como Filó - Divulgação - Divulgação
Gorete Milagres como Filó
Imagem: Divulgação
"Já fiz várias outras personagens, mas é uma conquista. É sempre uma conquista. É muito bom poderem me ver sem ser como Filomena. Uma vez a Marília Gabriela me perguntou se eu não tinha medo de ficar estigmatizada pela personagem. Eu falei não e que iria tentar fazer outras coisas. Já pensei isso, que não queria morrer na praia com Filomena, mas nunca tentei matar a personagem. Tenho muito prazer em fazê-la", diz ela, que ainda sonha em fazer um filme como Filó.

Atualmente, Gorete grava vídeos vestida de Filó para seu canal no YouTube. Há dois anos, ela percorreu como Filomena cidades mineiras afetadas pela tragédia ambiental ocasionada pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco.

A atriz garante ter vontade de um dia voltar a fazer a mais emblemática figura de sua carreira na televisão. O carinho do público, ela diz, ainda é grande pela personagem do bordão "ó coitado!".

"É tanta gente que pede pra Filomena voltar para a televisão que seria a realização de um sonho fazer a Filomena novamente na TV aberta. É uma personagem muito popular, querida, e em qualquer lugar que eu vou as pessoas falam dela", explica.