Topo

"Muitas mulheres ainda têm atitudes machistas ", diz Bárbara Coelho

Bárbara Coelho no "Encontro" - Reprodução/Globo
Bárbara Coelho no "Encontro" Imagem: Reprodução/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

25/09/2018 12h19

Jornalista esportiva há 10 anos, Bárbara Coelho diz que já ouviu muitas frases machistas ao longo de sua carreira. Até hoje, ela afirma ser questionada se sabe realmente o que é impedimento em um jogo de futebol e ouve críticas do tipo que "mulher não sabe debater sobre futebol" e que só está na TV porque é bonita.

"Acontece muito. A gente tem que lembrar que machismo é uma questão cultural. Os homens e as mulheres foram criados lá atrás para que tivessem espaços diferentes na sociedade. Essa desconstrução do machismo também tem que passar pela consciência da mulher", opinou ela no "Encontro" desta terça-feira (25).

"Muitas mulheres ainda têm pensamentos e atitudes machistas e não conseguem enxergar isso, recriminando uma roupa, falando de um comportamento de uma outra mulher, desconfiando do talento pra ela ocupar determinado espaço no mercado de trabalho", completou a apresentadora do Sportv, que substituiu Fernanda Gentil durante as férias no "Esporte Espetacular".

Bárbara admite que ela mesma tentava evitar o assédio nos estádios no passado e optava por ir calça a short, por exemplo.

"Há 10 anos, quando eu frequentava muito estádio, até como mulher eu normalizava alguma situação. Por isso falo da conscientização da mulher porque a gente tem um papel na nossa geração de educar, mais do que julgar, ir pra guerra, é explicar o que nos fere, explicar que a gente merece essa liberdade onde quer que a gente esteja".