"Muitas mulheres ainda têm atitudes machistas ", diz Bárbara Coelho
Jornalista esportiva há 10 anos, Bárbara Coelho diz que já ouviu muitas frases machistas ao longo de sua carreira. Até hoje, ela afirma ser questionada se sabe realmente o que é impedimento em um jogo de futebol e ouve críticas do tipo que "mulher não sabe debater sobre futebol" e que só está na TV porque é bonita.
"Acontece muito. A gente tem que lembrar que machismo é uma questão cultural. Os homens e as mulheres foram criados lá atrás para que tivessem espaços diferentes na sociedade. Essa desconstrução do machismo também tem que passar pela consciência da mulher", opinou ela no "Encontro" desta terça-feira (25).
"Muitas mulheres ainda têm pensamentos e atitudes machistas e não conseguem enxergar isso, recriminando uma roupa, falando de um comportamento de uma outra mulher, desconfiando do talento pra ela ocupar determinado espaço no mercado de trabalho", completou a apresentadora do Sportv, que substituiu Fernanda Gentil durante as férias no "Esporte Espetacular".
Bárbara admite que ela mesma tentava evitar o assédio nos estádios no passado e optava por ir calça a short, por exemplo.
"Há 10 anos, quando eu frequentava muito estádio, até como mulher eu normalizava alguma situação. Por isso falo da conscientização da mulher porque a gente tem um papel na nossa geração de educar, mais do que julgar, ir pra guerra, é explicar o que nos fere, explicar que a gente merece essa liberdade onde quer que a gente esteja".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.