Topo

Silvio de Abreu e Walcyr Carrasco criam climão nos bastidores da Globo

Enquanto Silvio de Abreu adia, cancela, antecipa ou troca produções sem explicações, Walcyr fura fila dos autores das 21h  - Divulgação/Montagem UOL
Enquanto Silvio de Abreu adia, cancela, antecipa ou troca produções sem explicações, Walcyr fura fila dos autores das 21h Imagem: Divulgação/Montagem UOL

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

28/09/2018 04h00

Não é nada bom o clima no setor de teledramaturgia da Globo. Autores, diretores, roteiristas e produtores de elenco não reclamam abertamente, mas ninguém consegue entender direito o que se passa na cabeça de Silvio de Abreu. Diretor do departamento, ele adia, cancela, antecipa ou troca produções sem dar muitas explicações as equipes gerando um clima de mal-estar e insegurança no setor.

O UOL apurou que a última decisão dele pegou de surpresa a equipe da minissérie  "Selvagem da Ópera", de Maria Adelaide Amaral. Prevista para estrear em abril no horário das 23h, a produção sob a direção Denise Saraceni, já estava até trabalhando na escalação dos atores, mas foi oficialmente adiada.

Nos bastidores, à boca miúda, os produtores comentam que a obra acabou sendo mesmo cancelada pela direção. A equipe de "Selvagem da Ópera" agora trabalha na pré-produção de "Irmãos de Sangue", uma série de 20 capítulos, escrita por Euclydes Marinho e que estava na gaveta.

Manuela Dias é a autora de "Troia", novela prevista para início de 2019, mas que foi adiada - Divulgação - Divulgação
Manuela Dias é a autora de "Troia", novela prevista para início de 2019, mas que foi adiada
Imagem: Divulgação
A reportagem procurou a Globo que informou que "o atual modelo de planejamento e produção das obras do Entretenimento é desenvolvido de modo a dar grande liberdade e flexibilidade aos diretores de gênero para ajustes, alternativas e decisões quanto à sequência de tramas. Além disso, transmissões de grandes eventos, naturalmente, interferem na definição da grade de programação da emissora e a de 2019 ainda não está fechada".

"As obras de Maria Adelaide e Euclydes Marinho ainda são realmente projetos e, pelas características de cada um, nem é possível ainda falar em substituição", informou ainda a assessoria da emissora.

Quem também recebeu um aviso que teve sua obra a adiada sem muitas explicações foi Manuela Dias. A novela "Troia", escrita para a faixa das 21h, iria estrear em abril, substituindo "O Sétimo Guardião", mas depois de uma reavaliação do texto, a emissora cogita mesmo é exibir a produção na faixa das 23h, horário que a autora domina e é aclamada "Ligações Perigosas" e "Justiça".

Walcyr 

O que também causou certa estranheza entre os funcionários do departamento foi a aprovação de uma nova história de Walcyr Carrasco, que ainda desenvolve a sinopse final. O autor voltou a furar a fila das novelas das 21h.

No ano passado, ele entrou no lugar da trama cancelada de Thelma Guedes e Duca Rachid com " O Outro Lado do Paraíso", que terminou em maio de 2018. Desta vez, Walcyr já anunciou que terá Amora Mautner como diretora artística, quebrando uma parceria de seis anos com Mauro Mendonça Filho. Eles trabalharam juntos em "Gabriela" (2012), "Amor à Vida" (2013), "Verdades Secretas" (2015), e "O Outro Lado do Paraíso" (2017).

A emissora confirmou o adiamento de "Troia" e anunciou que o motivo foi o intervalo curto entre produções de duas das três protagonistas da novela da Manuela Dias: Adriana Esteves e Taís Araújo, a terceira é Regina Casé.

"Depois de 'Sétimo Guardião', de Aguinaldo Silva, virá uma novela nova de Walcyr Carrasco, cuja pré-sinopse já foi apresentada e aprovada pelo Silvio de Abreu. Será uma história contemporânea sobre a qual o autor ainda está fazendo mistério. Regina, Adriana e Taís continuam reservadas para as personagens principais da novela de Manuela, que virá depois da trama do Walcyr Carrasco", conclui a assessoria.

Walcyr anunciou a parceria com a diretora Amora Mautner na próxima novela das 21h: "Enfim juntos!" - Reprodução/Instagram/@walcyrcarrasco - Reprodução/Instagram/@walcyrcarrasco
Walcyr anunciou a parceria com a diretora Amora Mautner na próxima novela das 21h: "Enfim juntos!"
Imagem: Reprodução/Instagram/@walcyrcarrasco