Topo

José Loreto fala sobre vida com diabetes: "Tinha que levantar a bandeira"

José Loreto - Reprodução/Instagram
José Loreto Imagem: Reprodução/Instagram

Rodrigo Soares

Colaboração para o UOL

03/10/2018 11h09

O ator José Loreto participou de um vídeo no canal no YouTube de Giovanna Ewbank e falou sobre como é conviver com a diabetes. De forma leve, ele contou que tem a de tipo 1 e que não tem problemas no dia a dia.

"Tem o teste que faz no dedo, mas tem um sensor que coloquei no bumbum. Eu atuo, não posso ficar com um chip aqui (no braço), fica mais discreto. Ela (Débora Nascimento, mulher dele) me acha um cara meio robótico, sensor na bunda", riu ele, explicando que o aparelho é para monitorar como está a glicemia. "Descobri ( com 14 para 15 anos em uma viagem para Natal. Começou a me dar muita sede. Sede era guaraná, coca-cola, suco de laranja. E a sede só passava quando bebia, depois voltava. E muita vontade de fazer xixi.

No papo, Giovanna disse que Loreto ajudou o irmão dela, Gian Luca - que também participou do vídeo - a aceitar o diagnóstico. Ele disse que já se viu como referência em outros momentos. "Uma vez fui em um hospital para conversar e uma criança me olhou e falou:'Então posso ser grande?'. Eu falei que ele podia ser grande, gigante. Aí vi que tinha que levantar mais essa bandeira. Nada muda. Ou muda pra melhor. Eu competia judô desde a infância, era muito regrado, quando fiquei diabético me falaram, perguntei o que era, que tinha que tomar insulina todo dia. Nunca me aplicaram insulina", falou ele, afirmando que ele mesmo fez a aplicação do medicamento desde sempre.

De forma clara, ele disse que sempre entendeu como precisava cuidar da saúde. "Eu falei (quando recebeu a confirmação de que tinha diabetes): 'Cara, ou eu fico rebelde e não aceito - porque dá uma certa vontade de não aceitar e viver a vida como se não tivesse diabetes. Só que aí, em cinco ou dez anos, eu ia estar todo complicado. Eu poderia estar cego, amputado", refletiu.