Topo

"Nada abala meu amor pelo Brasil", diz atriz portuguesa há 20 anos no país

Maria João Bastos, atriz portuguesa que vive entre o Rio e Lisboa, em evento no Fasano - Mariama Prieto/Divulgação
Maria João Bastos, atriz portuguesa que vive entre o Rio e Lisboa, em evento no Fasano Imagem: Mariama Prieto/Divulgação

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

10/10/2018 04h00

Ela estreou em novelas no Brasil em "O Clone" em 2002, mas antes mesmo da trama de Gloria Perez, a atriz portuguesa Maria João Bastos já fazia trabalhos no Brasil, país pelo qual se apaixonou. Há pelo menos 20 anos se divide entre Rio e Lisboa e diz que não pretende parar.

Na contramão de artistas que já declararam o desejo de sair do país e dos que já o deixaram, a atriz de 43 anos não compartilha desse sentimento.

"Eu gosto, são 20 anos entre Brasil e Portugal. Já estou muito acostumada e adoro morar aqui. Nada abala meu amor pelo Brasil. Claro que sei que é preciso alguma atenção e cuidado em alguns momentos porque às vezes a situação necessita desse cuidado. Mas não me impede de viver aqui, amo morar aqui", afirmou Maria João, que tem um sentimento ainda mais especial pelas terrras cariocas.

"A energia do Rio é incomparável. Já morei em vários partes do mundo e essa energia não tem em muitos lugares", afirmou ao UOL, durante coquetel de celebração pelo Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.

Além de "O Clone", Maria João também atuou em "Sabor da Paixão", em 2003, participou de um episódio do "Sítio do Pica Pau Amarelo" no ano seguinte, fez "Boogie Oogie" em 2014 e "Novo Mundo" no ano passado.

Maria João Bastos e Leticia Spiller em "Sabor da Paixão", de 2003 - Divulgação/Globo - Divulgação/Globo
Imagem: Divulgação/Globo
Para Maria João, o fluxo de brasileiros para Portugal é positivo e o povo português, bastante receptivo , ao contrário do que já foi noticiado sobre uma possível revolta com a "invasão brasileira" em terras portuguesas.

"Lisboa e Portugal realmente estão crescendo muito cultural e economicamente. Chama atenção e os brasileiros serão bem recebidos. O aluguel subiu, mas não foi por causa do brasileiro. Foi porque realmente Lisboa está se tornando uma das cidades mais chamativas da Europa para férias, para viver. Saiu da crise, está em um momento muito bom, não é tão cara. É natural que tudo isso faça com que o custo de vida aumente. Não é porque os brasileiros estão indo para lá", explicou.

A atriz tem trabalho nos dois países, por isso mantém essa vida dupla entre as duas cidades, apesar de passar mais tempo no Rio. Em breve ela poderá ser vista em uma série brasileira, mas não revelou detalhes do trabalho.

"Passo mais tempo aqui. Estou fazendo uma série, mas ainda não posso falar sobre ela, só que é uma produção brasileira.".