Topo

Contra xenofobia, Rede TV! anuncia a contratação de repórter venezuelana

RedeTV! contrata repórter venezuelana Elena Salazar - Divulgação/RedeTV!
RedeTV! contrata repórter venezuelana Elena Salazar Imagem: Divulgação/RedeTV!

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

12/10/2018 04h00

A Rede TV! anunciou a contratação da repórter venezuelana Elena Salazar, de 27 anos,  depois de um processo seletivo que durou cerca de sete meses. O objetivo, segundo informa Franz Vacek, superintendente de jornalismo da emissora, é “a troca de culturas e conhecimentos” dentro da Redação.

Nascida em Cumaná, capital do Estado venezuelano de Sucre, Elena Salazar se formou em jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), no Rio, em 2012. No ano seguinte voltou à Venezuela, onde estava trabalhando como analista de comunicação na petroleira estatal PDVSA. 

Em março deste ano, a profissional –que é mãe de uma filha de 3 anos—foi informada através de seu pai que a emissora brasileira estava à procura de uma jornalista venezuelana. Foi aí que Elena decidiu então se mudar de volta para o Brasil. Passou por três entrevistas e, em outubro, finalmente foi anunciada como a nova contratada.

Ao UOL, por telefone, Elena Salazar comemorou a vaga conquistada. “Cara, mais feliz, impossível. Estou muito feliz porque eu sempre quis trabalhar em uma emissora de televisão aqui no Brasil”, diz ela. “O meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso, na faculdade] era um documentário sobre ‘Gringo Latino’ e falava sobre ‘imigrantes que faziam sucesso fora do seu país’, tudo o que eu estou vivendo agora”, compara.

O processo seletivo durou cerca de 7 meses –entre março e outubro. A emissora exigia que o profissional estivesse legal no Brasil, além de ter o diploma reconhecido pelo Ministério do Trabalho.

Questionada sobre as dificuldades que vivia na Venezuela, já sob o comando do ditador Nicolás Maduro, Elena comentou os empecilhos pelos quais passou.

“A Venezuela está passando por um momento muito forte. As coisas começaram a ficar mais complicadas. [Ao contrário da maior parte da população] Eu ainda tinha um bom trabalho, mas sempre me virava para encontrar os alimentos. Era complicado, mas eu sempre conseguia resolver, graças a Deus”, afirma, aliviada.

Elena, que já participou da cobertura das Eleições no último fim de semana, irá trabalhar na Rede TV! no Rio de Janeiro, onde mora atualmente, mas já recebeu a proposta da direção para atuar na sede da emissora, que fica em Osasco, na Grande São Paulo. 

Ideia surgiu no Carnaval

Superintendente de jornalismo, esporte e digital da Rede TV!, Franz Vacek explicou que a ideia de contratar um profissional venezuelano surgiu depois de uma conversa informal no Carnaval entre ele e o dono da emissora, Amílcare Dallevo.

“Nós estávamos acompanhando a crise na Venezuela com atenção, sempre olhando com aquele olhar. A sugestão partiu dele [Amílcare]. Na hora, eu achei a ideia bárbara. Eu, que morei tanto tempo fora do Brasil, sei que uma história contada localmente é muito diferente da história contada por um estrangeiro”, compara.

“A gente queria preencher essa vaga com rapidez, mas não encontrávamos. Demorou, mas felizmente encontramos a pessoa certa”, conclui Vacek.