Topo

Morre o cineasta e diretor de TV Guga de Oliveira, irmão de Boni, em SP

Guga de Oliveira - Reprodução/Globo
Guga de Oliveira Imagem: Reprodução/Globo

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

14/10/2018 14h58

O cineasta, produtor de televisão e escritor Guga de Oliveira morreu, aos 77, anos neste domingo (14), em São Paulo. Ele estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo. 

Guga trabalhou como produtor da novela "Cortina de Vidro", de Walcyr Carrasco, exibida pelo SBT em 1989 e que tinha no elenco nomes como Herson Capri, Sandra Annenberg, Betty Gofman e Débora Duarte.

O diretor foi responsável pela reformulação do setor jornalístico da TV Tupi em 1978. Ele ainda participou da instalação da Rede Bandeirantes e teve passagem importante pela TV Globo.

Com sua produtora, Guga ajudou a idealizar programas como "Fantástico" e "Globo Repórter", que estão até hoje no ar.

Apaixonado assumido por cinema, ele tinha o sonho de realizar um filme sobre a vida do animador e empresário Silvio Santos.

Em 2009, em entrevista para a revista "Veja", Guga disse que Silvio autorizou o projeto, que não foi para frente. O animador, que será vivido por Rodrigo Faro nas telonas, terá sua biografia contada nos cinemas em dois filmes, previstos para 2019 e 2020.

Guga ainda escreveu livros como "A Vida É Um Show" e a coletânea de contos "Os filmes que vi com meu pai". Em entrevista dada no "Programa do Jô", e 2010, ele brincou que tinha sete vidas como os gatos.

"Tenho só mais uma [vida]. Tive um infarte fulminante que eu escapei, duas paradas cardíacas no Einstein que também escapei, dois edemas pulmonares e tive septicemia geral, que matou o Tancredo Neves", afirmou. "Pode ser que a sétima [morte] venha rápido, então quero deixar registradas algumas passagens da minha vida", disse sobre o lançamento de "A Vida É Um Show". 

O velório será neste domingo a partir das 15h no hospital Albert Einstein.