Por Louro José, Ana Maria Braga e ex-marido movem ação contra artistas
Os ministros da 3ª turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) irão julgar nesta terça-feira (16) o processo no qual a apresentadora Ana Maria Braga e o ex-marido, Carlos Madrulha, movem contra os artistas Antonio Marcos Costa de Lima e Renato Aparecido dos Santos.
Na ação, a apresentadora pede o reconhecimento da criação do boneco Louro José --desenho, características, nome, voz e cores-- e uma indenização por danos morais no valor de R$ 650 mil. A relatora do caso é a ministra Nancy Andrighi. A sessão está prevista para começar às 10h.
Ana Maria Braga deu entrada no processo em 11 de setembro de 2012, mas a juíza do caso, naquela ocasião, pediu para que a apresentadora complementasse as informações. Foi aí que Ana Maria incluiu o ex-marido no processo --Madrulha já havia entrado com outra ação contra os mesmos artistas e já tinha sido reconhecido pela Justiça.
A apresentadora e o ex-companheiro sustentam que idealizaram e criaram o personagem (desenho, características, nome, voz cores, etc) em 1997. O boneco foi batizado em homenagem ao filho da autora, e suas características inspiradas no papagaio de estimação do casal.
Eles afirmam ainda que fizeram o registro do Louro José na Escola de Belas Artes, mas foram surpreendidos com um pedido de anulação deste registro por aqueles que foram contratados para confeccionar o boneco.
Criação do boneco
Segundo informou a Record ao UOL, Ana Maria Braga apresentava o tradicional “Note e Anote”, em 1997, quando a emissora entendeu que ela necessitava de um “parceiro”. Optou-se, então, por um papagaio. Depois de aprovado o desenho, faltava escolher a voz. Foi aí que a direção convidou os produtores do programa para fazer um teste. Na ocasião, Tom Veiga se saiu melhor.
Em 1999, Ana Maria Braga mudou-se para a Globo e levou consigo Tom Veiga, responsável por manejar o boneco Louro José. Os dois permanecem juntos há 21 anos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.