Topo

Por Louro José, Ana Maria Braga e ex-marido movem ação contra artistas

Ana Maria Braga e Louro José no "Mais Você" - Reprodução/Globo
Ana Maria Braga e Louro José no "Mais Você" Imagem: Reprodução/Globo

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

15/10/2018 17h16

Os ministros da 3ª turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) irão julgar nesta terça-feira (16) o processo no qual a apresentadora Ana Maria Braga e o ex-marido, Carlos Madrulha, movem contra os artistas Antonio Marcos Costa de Lima e Renato Aparecido dos Santos.

Na ação, a apresentadora pede o reconhecimento da criação do boneco Louro José --desenho, características, nome, voz e cores-- e uma indenização por danos morais no valor de R$ 650 mil. A relatora do caso é a ministra Nancy Andrighi. A sessão está prevista para começar às 10h.

Ana Maria Braga deu entrada no processo em 11 de setembro de 2012, mas a juíza do caso, naquela ocasião, pediu para que a apresentadora complementasse as informações. Foi aí que Ana Maria incluiu o ex-marido no processo --Madrulha já havia entrado com outra ação contra os mesmos artistas e já tinha sido reconhecido pela Justiça.

A apresentadora e o ex-companheiro sustentam que idealizaram e criaram o personagem (desenho, características, nome, voz cores, etc) em 1997. O boneco foi batizado em homenagem ao filho da autora, e suas características inspiradas no papagaio de estimação do casal. 

Eles afirmam ainda que fizeram o registro do Louro José na Escola de Belas Artes, mas foram surpreendidos com um pedido de anulação deste registro por aqueles que foram contratados para confeccionar o boneco. 

Criação do boneco

Segundo informou a Record ao UOL, Ana Maria Braga apresentava o tradicional “Note e Anote”, em 1997, quando a emissora entendeu que ela necessitava de um “parceiro”. Optou-se, então, por um papagaio. Depois de aprovado o desenho, faltava escolher a voz. Foi aí que a direção convidou os produtores do programa para fazer um teste. Na ocasião, Tom Veiga se saiu melhor.

Em 1999, Ana Maria Braga mudou-se para a Globo e levou consigo Tom Veiga, responsável por manejar o boneco Louro José. Os dois permanecem juntos há 21 anos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que o informado em uma primeira versão deste texto, o julgamento será nesta terça-feira (16), e não terça (15). A informação já foi corrigida