Topo

Briga entre Raquel e Fátima em "Vale Tudo" vira treta política em meme

Raquel (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Gloria Pires) brigam em "Vale Tudo" - Reprodução/TV Globo
Raquel (Regina Duarte) e Maria de Fátima (Gloria Pires) brigam em "Vale Tudo" Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

19/10/2018 04h00

A novela é "Vale Tudo". Raquel (Regina Duarte), eleitora de Jair Bolsonaro, e Maria de Fátima (Gloria Pires), que votará em Fernando Haddad, brigam com direito a tapas e gritos de "fascista" e "esquerdinha caviar". Calma, esta cena nunca existiu. A treta histórica entre mãe e filha foi dublada no mais novo meme eleitoral, e há quem tenha acreditado que as vozes são realmente das atrizes.

O vídeo, publicado na última terça (17), viralizou imediatamente. Em pouco mais de 24 horas, acumulava 56 mil visualizações somente na página do ator e dublador Matheus Porto, imitador das duas atrizes. Milhares de acessos vieram do Twitter, Instagram, Facebook e WhatsApp, para surpresa do artista.

"Minha página do Facebook tem quase 6 mil pessoas. Pensei que seria uma brincadeira para os amigos se divertirem, mas realmente não imaginei que viralizaria. Meu celular está travando toda hora", conta ao UOL Matheus Porto, fã de "Vale Tudo" desde a primeira exibição na Globo, em 1988.

O ator gastou uma tarde para imitar Regina Duarte e Gloria Pires e editar o vídeo. O texto saiu de improviso, mas as vozes incrivelmente parecidas com as das atrizes já fazem parte da rotina de imitações do dublador, tanto que ele confundiu a própria família: "Uma prima minha falou: 'Não acredito que elas toparam isso!'".

Raquel e Maria de Fátima discutem em "Vale Tudo" - Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo - Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo
Raquel e Maria de Fátima discutem em "Vale Tudo"
Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/TV Globo

Elogios de Gloria Pires e Renata Sorrah

A discussão partidária entre Raquel e Fátima chegou até Gloria Pires por meio de amigos em comum com Matheus Porto. Renata Sorrah, Heleninha Roitman em "Vale Tudo", também assistiu. Falta Regina Duarte: "Ela achou sensacional, perguntou se eu mesmo fazia as duas vozes. Ainda não chegou à Regina. Espero que ela receba com humor, porque sou fã da profissional que ela é".

O vídeo viralizou no mesmo período em que Regina Duarte manifestou publicamente apoio a Bolsonaro. "Não tive a intenção de dizer que eram Regina e Gloria. Ali eram realmente as personagens de 'Vale Tudo', mas em outra situação, vivendo uma cena muito comum nos dias atuais. Sei que está acontecendo em muitas casas", explica.

Sátira para "pacificar" o Brasil

O ator e dublador Matheus Porto - Reprodução/Instagram/mahspo - Reprodução/Instagram/mahspo
O ator e dublador Matheus Porto
Imagem: Reprodução/Instagram/mahspo
Matheus Porto lamenta que as discussões políticas tenham causado brigas nas famílias. Inspirado na irmã, a atriz e dubladora Julia Porto, vítima de um câncer em abril deste ano, ele prepara novas imitações e espera que a sátira a "Vale Tudo" possa trazer alegria aos eleitores de quaisquer partidos.

"Você não vai mudar nenhuma opinião com agressividade, porque mesmo conversando e usando argumentos de forma civilizada percebemos que muitas pessoas não mudam seus pensamentos. Está tudo muito polarizado, é um momento de muito estresse. Todos estão muito preocupados, apreensivos, e não há espaço para o riso. Quis dar uma descontraída mínima porque todo mundo está de cabeça quente. Pacificar o Brasil, quem me dera (risos)."

Assista à briga política entre Raquel e Maria de Fátima e veja a cena original de "Vale Tudo".