Topo

Samara Felippo posa nua para projeto fotográfico: "Difícil envelhecer"

Samara Felippo - Reprodução/Instagram
Samara Felippo Imagem: Reprodução/Instagram

Rodrigo Soares

Colaboração para o UOL

05/11/2018 13h07

A atriz Samara Felippo aceitou o convite para fotografar nua no projeto "Pele Project", que retrata famosos completamente sem roupa. Feliz com o resultado, ela compartilhou uma imagem do ensaio e refletiu sobre a ditadura da beleza.

"Quando você começa se sentir segura, foda, 'mulherão da porra', vem a sombra do 'tá errada', 'tá esquisita' e te faz voltar ao movimento de minar toda essa autoestima, vai minando tudo que você desbravou e conquistou. Não deixe! Nunca, em toda a minha carreira fotografei nu. Fiz alguns ensaios 'a la sensuellen', e sempre magra do jeitinho que a sociedade te aceita, mas só com a pele, não. E aos 40 e ainda mãe de duas. Como é difícil envelhecer nessa sociedade", disse ela.

Samara explicou que por mais que hoje se aceite como é, em alguns momentos ainda se cobra a partir de um certo "padrão".

"Quando vi a foto de lado, amei, a de costas, amei muito, mas a de frente, meu cérebro deu um 'bug', coitado, ainda pré-programado pra achar perfeito, o lindo. Mas não achei nada lindo e não consigo sequer postá-la. Por que nos agredimos gratuitamente quando nos olhamos? O perfeito mata! Inclusive pra você mulher que já não tem mais essa visão tão robótica e distorcida sobre você, cuidado, a vida e as pessoas vão fazer questão de te colocar 'no seu lugar'. Não deixe! Se ame, sempre. Não vou deixar mais e estou me acolhendo. Acolhendo meus cabelos brancos, minhas marcas", garantiu.

Por fim, ela disse desejar que as futuras gerações tenham mais amor com o próprio corpo.

"Será que novas gerações de mulheres vão conseguir descobrir cada vez mais cedo o poder da sua liberdade? De não se importar/depender com a visão/opinião alheia e principalmente da aprovação masculina?  Peço a todas as Deusas e ao sagrado feminino que sim. Juntas pela nossa liberdade de se amar como somos", concluiu.