Topo

"Sei que não posso julgar a Zefa", diz atriz sobre cumplicidade com Severo

Claudia Di Moura diz que já sente saudades de Zefa, sua personagem em "Segundo Sol" - Reprodução/Instagram
Claudia Di Moura diz que já sente saudades de Zefa, sua personagem em "Segundo Sol' Imagem: Reprodução/Instagram

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

07/11/2018 04h00

Zefa, personagem de Claudia di Moura em "Segundo Sol", passou a novela inteira usando uniforme de empregada, e só agora, nos capítulos finais, assumiu seu papel de matriarca da família Athayde.

"Não encaro essa possível demora como uma falha da narrativa. É coerente com a firmeza de Zefa. Firmeza que, às vezes, vira teimosia, mas que faz sentido dentro das convicções dela. A relação com o uniforme, por exemplo. Não é meramente uma peça de figurino. É um símbolo, é sua farda de combatente. Ela nunca poderia se livrar dele enquanto não sentisse que a guerra havia sido finalmente vencida", analisa Claudia, que além de atriz é estilista.

Severo e Zefa em "Segundo Sol" - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Severo, Zefa e Edgar em "Segundo Sol"
Imagem: Reprodução/Globo

Para ela, o título da novela de João Emanuel Carneiro representa bem que todos os personagens têm direito à sua redenção, ao seu segundo sol. Zefa, muitas vezes, foi julgada pelo público por acobertar as mentiras de Severo (Odilon Wagner) e aceitar viver uma relação distante, de empregada e patrão, com o pai dos seus filhos, que nunca quis assumir seu relacionamento com ela.

"Não significa que todos terão [redenção], não sei de todos os segredos. Mas sei que não posso julgar Zefa. Suas circunstâncias foram muito específicas, é dificílimo encontrar paralelo absoluto com as vivências reais. Enxergo sua trajetória como uma metáfora da mulher que foi destituída de sua individualidade por um sistema machista e sufocante, mas que não deixou de ser uma engrenagem desse mesmo sistema, pois é isso que ele faz. Ele incorpora os oprimidos".

O público já descobriu que Karola (Deborah Secco) é filha de Laureta (Adriana Esteves) com Severo (Odilon Wagner) e Roberval (Fabricio Boliveira) ficará revoltado ao confirmar que a mãe escondeu mais um segredo do pai para a família.

"Não acho que o foco deva estar na responsabilidade de Zefa, mas sim sobre a vilania de Severo. Ela fez tudo o que fez sob opressão, manipulação e ameaças. Poucas vezes na vida, ela pôde agir de acordo com suas próprias vontades", explica a atriz, tentando encontrar justificativa para defender sua personagem.

Claudia faz mistério para revelar se ela acredita que Zefa ame Severo e por isso ela perdoou seus erros. "Perdão e amor são virtudes de quem os dá, não necessariamente de quem os recebe."

Sobre o fim de "Segundo Sol", ela conta que o público pode esperar emoções de várias naturezas nas cenas.

"O que posso dizer é que já sinto saudades dessa mulher forte que abriu as portas do Brasil para o meu trabalho como atriz", conclui.