Topo

Joel Barcelos, o Chico Belo de "Mulheres de Areia", morre aos 81 anos

O ator Joel Barcelos - Divulgação
O ator Joel Barcelos Imagem: Divulgação

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

10/11/2018 15h11

O ator Joel Dias Barcellos, de 81 anos, conhecido no meio artístico como Joel Barcelos, morreu na madrugada deste sábado (10) em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, no Rio. A informação foi confirmada ao UOL pelo amigo de longa data Ginaldo Souza e também pelo ator Stephan Nercessian.

Joel Barcelos ficou conhecido por interpretar o personagem Chico Belo na segunda versão da novela "Mulheres de Areia" (1993). Joel, no entanto, sempre privilegiou o cinema. Seu primeiro trabalho nas telonas ocorreu em 1955 em "Trabalhou Bem, Genival!". Em 1969, ele foi exilado na Itália pela Ditadura Militar e só retornaria em 1975. Um de seus últimos trabalhos no cinema foi "O Homem Nu" (1997), dirigido por Hugo Carvana, e "A Dama do Estácio" (2012), um média-metragem dirigido por Eduardo Ades.

Ainda nos cinemas, Joel atuou em "Os Fuzis" (1964), "O Desafio" (1965), "O Segredo da Múmia" (1982) e "Rio Babilônia" (1982).

De acordo com o ator Ginaldo de Souza, seu amigo há mais de 50 anos, o estado de saúde de Joel estava crítico. Nos últimos anos, o artista já tinha sofrido dois AVCs e estava bastante debilitado. "O pulmão dele estava bem fraquinho. Eu o visitei no mês passado e ele estava muito magro", disse.

Stephan Nercessian, que trabalhou com Joel em "Mulheres de Areia", disse que Joel foi um de seus grandes amigos. "Ele era um parceirão. Fizemos muita farra juntos", disse ao UOL. "Ele foi um amigo, pai de família e artista fora do comum. Ele teve um trabalho marcante no cinema brasileiro. Que Deus o tenha, pescador Joel", completou.

Em 2012, após passar mal em um mergulho em Rio das Ostras, alguns jornais chegaram a noticiar a sua morte erroneamente, desmentida no dia seguinte. "Desta vez, infelizmente, a notícia é verdadeira. Lamento muito", afirmou Ginaldo.

Ele foi velado em sua casa, na Boca da Barra e o enterro ocorrerá neste sábado (10) no Cemitério do Âncora, em Rio das Ostras. Joel deixa a atual mulher Soraia e três filhos de outros casamentos: João e Roberta, do primeiro casamento, com Helena (já falecida), e a terceira filha, Olivia, da união com Malu Maia.