Topo

Repórter da Globo se pronuncia sobre suposto assédio: "Não aconteceu"

A repórter Fabíola Andrade, da Globo e do Sportv, na Arena Corinthians - Reprodução/Instagram
A repórter Fabíola Andrade, da Globo e do Sportv, na Arena Corinthians Imagem: Reprodução/Instagram

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

19/11/2018 16h44

A repórter Fabíola Andrade, da Globo, se pronunciou após um vídeo em que foi supostamente abusada por um colega na Arena Corinthians ter viralizado nas redes sociais. A jornalista, que participou da transmissão do jogo entre Corinthians e Vasco pelo canal Premiere, defendeu o profissional e disse que ele estava manuseando o cabo de áudio preso à roupa dela.

"A respeito do vídeo que está circulando nas redes sociais desde ontem, eu queria dizer que vi outros ângulos do mesmo momento do jogo e conversei com o meu colega que trabalha comigo há cinco anos. Ele me procurou várias vezes hoje. Para mim não aconteceu assédio ou abuso. Ele estava manuseando o cabo de áudio que fica preso à minha roupa durante a transmissão, situação comum em dias de jogos", esclareceu Fabíola Andrade, que agradeceu pelo apoio na luta pelo fim do assédio.

"Agradeço todas as manifestações de apoio e solidariedade, seja de amigos, seguidores, telespectadores, clubes e movimentos que lutam pelo respeito e pela igualdade de gênero. O episódio serviu para mostrar, mais uma vez, que essa luta se fortalece cada vez mais", finalizou a repórter.

"Não houve desrespeito", diz Globo

Em nota enviada ao UOL, a Globo reitera o posicionamento da repórter e esclarece que "diferentes ângulos e imagens com qualidade melhor mostram [...] que não houve qualquer desrespeito" por parte do auxiliar de câmera do Sportv/Premiere.

"A Globo e o Sportv esclarecem que, durante a partida entre Corinthians e Vasco da Gama disputada no último sábado pelo Campeonato Brasileiro, foram veiculadas imagens que deram margem a interpretações equivocadas. Os profissionais envolvidos foram ouvidos e as imagens foram analisadas com cautela. Diferentes ângulos e imagens com qualidade melhor mostram nitidamente que o auxiliar de câmera está manipulando os cabos do microfone e que não houve qualquer desrespeito, o que já foi reconhecido pela própria repórter em suas redes sociais", afirmou a emissora.

Vídeo com suposto assédio viralizou

Repórter Fabíola Andrade negou assédio em vídeo que viralizou nas redes sociais - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Repórter Fabíola Andrade negou assédio em vídeo que viralizou nas redes sociais
Imagem: Reprodução/Twitter
O vídeo, divulgado pelo canal Esporte Interativo, mostrava a discussão entre o lateral Fagner, do Corinthians, e o volante Desábato, do Vasco, assim que o árbitro encerrou a partida entre as duas equipes no último sábado (17), pelo Campeonato Brasileiro. Seguidores, porém, enxergaram uma movimentação estranha do caboman do Premiere, que manuseava algo atrás de Fabíola.

Nas redes sociais, o comentário predominante era de que o profissional estaria apalpando o bumbum da colega. Em uma imagem de uma suposta conversa privada no Instagram, Fabíola Andrade teria dito que se sentiu "arrasada", mas pelo menos duas pessoas atribuíram a autoria do "print".

O Corinthians e o movimento "Deixa Ela Trabalhar", composto por jornalistas contra o assédio, repudiaram o suposto abuso, mas depois se retrataram após a jornalista negar o episódio.

"O Sport Club Corinthians Paulista se solidariza com a repórter Fabíola Faria Andrade, vítima de assédio por um colega de imprensa durante a confusão no jogo de sábado. O episódio lamentável é prova irrefutável da importância das várias iniciativas do clube", escreveu o clube no Twitter.

"Primeiramente, gostaríamos de pedir desculpas aos profissionais envolvidos e à Fiel pelo mal-entendido. De qualquer forma, estaremos sempre juntos nessa causa. E também acreditamos que saímos todos fortalecidos pela demonstração de solidariedade de tantas pessoas de tantos lugares. É bom saber que estádio é lugar de mulher, onde se #DeixaElaTrabalhar e onde se #RespeitaAsMinas", publicou o Corinthians, cinco horas após o primeiro tweet.

"O #DeixaElaTrabalhar expressa profunda indignação pelo que aconteceu na partida entre Corinthians e Vasco. As imagens que circulam nas redes sociais mostram o que, lamentavelmente, acontece em diferentes contextos, no metrô, na rua, no estádio e escancaram atitudes que devem ser repudiadas e punidas. Nosso total apoio e solidariedade à colega que estava no campo trabalhando e que nesta, como em qualquer outra situação, merece RESPEITO", criticou o movimento, que depois republicou a nota de esclarecimento da jornalista.

Após a repercussão, outro vídeo mostrava por outro ângulo o auxiliar de câmera manuseando um cabo atrás da repórter, versão confirmada pela jornalista no Instagram.