Topo

Novato que faz voyeur misterioso pediu dicas à equipe de Caco Barcellos

Leonardo (Jaffar Bambirra) é um videomaker em "O Sétimo Guardião" - Globo
Leonardo (Jaffar Bambirra) é um videomaker em "O Sétimo Guardião" Imagem: Globo

Carolina Farias

DO UOL, no Rio

23/11/2018 04h00

Para dar mais realidade ao seu personagem em "O Sétimo Guardião", o ator Jaffar Bambirra fez um laboratório com a equipe do jornalista Caco Barcellos. Aos 20 anos, o novato interpreta o misterioso videomaker Leonardo, que, como um "voyeur", faz imagens dos moradores de Serro Azul na surdina.

"Ele achou legal para eu pegar o espírito investigativo do 'Profissão Repórter'. Fiquei três dias com a equipe em São Paulo e acompanhei em algumas matérias. Fiquei apaixonado pelo trabalho. É incrível o que eles fazem. Com câmeras nas mãos, os jornalistas vão para todos os lugares. É um tipo de 'vídeo guerrilha' muito legal e estou tentando levar para o personagem", contou o ator.

Repórter Danielle Zampollo, do "Profissão Repórter", o escritor Wesley Barbosa e Jaffar Bambirra - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
Das reportagens que presenciou, uma em especial marcou o ator. Ele acompanhou, ao lado dos jornalistas, a rotina do escritor Wesley Barbosa, que sai todos os dias de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, para vender seu livro "O Diabo na Mesa dos Fundos", na região da rua Augusta. 

"Foi bonito. É um escritor de literatura marginal. Fomos até a casa dele, que é super humilde e faz arte na periferia de uma forma muito bonita. Me impactou positivamente", contou Jaffar. O programa ainda não foi exibido.

Na trama de Aguinaldo Silva, Leonardo tem planos de fazer um documentário com tom ficcional e, por isso, está captando imagens com sua câmera.

Leonardo (Jaffar Bambirra) em ação em "O Sétimo Guardião" - Reprodução/Globo - Reprodução/Globo
Imagem: Reprodução/Globo
"Ele sonha em fazer um 'docudrama' e grava tudo com sua câmera. Ele não é muito amigo de ninguém. Com essa postura, ele vai descobrir alguns mistérios e vai ter uma relação com a Rita de Cássia [Flávia Alessandra], que quer participar do filme."

A proximidade por conta do filme pode resultar em algo mais que uma relação profissional entre Leonardo e Rita, admitiu Jaffar, sem revelar mais detalhes do futuro dos personagens.

"Ele tem uma questão com mulheres mais velhas e chega a se interessar pela personagem da Flávia. Ficam próximos por causa do filme, mas não sei o que acontece. O maior problema dele é que ele morre de medo do delegado", disse Jaffar sobre o marido de Rita, o delegado Joubert Machado (Milhem Cortaz).

"O Sétimo Guardião" é a segunda novela de Jaffar na Globo. Ele estreou na emissora na trama "Pega Pega", de 2017, como o romântico Márcio. Para a atual novela das 21h ele fez um teste.

"Tem muita gente que está no mercado e não consegue trabalho. É importante dar oportunidades para quem está chegando e tive essa chance. Para 'Pega Pega' fiz alguns testes e agora só um, gostaram e me deram o papel."

Jaffar também é músico contratado da Sony e duas de suas canções entraram na sua primeira novela: "Ilustração" e "O Jarro e a Flor". Atualmente, ele está trabalhando na gravação de "Quando Fui Seu Par", com produção de Pedro Mamede, baterista da banda Natiruts, que será lançada em dezembro.

"Comecei a atuar por causa da música", acrescentou.