Topo

Por que Faustão e Marquezine não estão em vinheta de final de ano da Globo?

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

27/11/2018 04h00

"Hoje é um novo dia de um novo tempo que começou..."

A primeira frase da canção "Um Novo Tempo", de Marcos Valle, é, para muita gente, o prenúncio do fim de ano. Tema da mensagem de fim de ano da Globo há 47 anos, ela é cantada ano após ano em um clipe com as estrelas da casa, sempre em clima de confraternização. 

Algumas ausências na vinheta deste ano foram sentidas: da dramaturgia, não participam Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, protagonista da atual trama das 21h, "O Sétimo Guardião", assim como outros protagonistas da novela como Bruno Gagliasso e Lília Cabral. Entre os apresentadores Ana Maria Braga e Fausto Silva também ficaram de fora. 

Para o fã mais atento do apresentador do "Domingão do Faustão" não há novidade. Em várias ocasiões, desde o fim do ano passado e o começo de 2018, ele declarou não concordar com a mensagem, por conta da situação do país. É o terceiro ano consecutivo que o ele falta ao evento.

"Eu não aguento cantar mais: 'Hoje é um novo dia...'. Esse novo dia não tem p*** nenhuma. Trinta anos que a gente canta isso aqui e não tem esse novo dia. Está na hora de a gente encarar isso. Brasileiro tem Copa do Mundo, todo mundo se abraça, se veste de verde amarelo, e na hora da eleição, não presta atenção", afirmou Faustão em dezembro de 2017.

Em março deste ano, o apresentador voltou a criticar a música ao vivo em seu programa. "O país está ao Deus dará há muito tempo. Por isso tem que ter essa consciência. Essa música é de 1995, desde essa época todo mundo clamando felicidade", afirmou.

O titular do "Domingão" apresentou o seu programa ao vivo, normalmente, no dia seguinte à gravação da vinheta, que aconteceu nos Estúdios Globo em um sábado.

Até mesmo nomes que não estão no ar, como Angélica, Regina Casé e Susana Vieira, que enfrenta o tratamento para a cura de uma leucemia, apareceram para desejar o feliz ano novo para os telespectadores.

As pratas da casa Giovanna Antonelli, Deborah Secco, Isabelle Drummond e Cláudia Raia também participaram, além de nomes em ascensão como Camila Queiroz, Carol Duarte e Letícia Colin.

Bruna Marquezine e Marina Ruy Barbosa em desfile em Milão - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram
A gravação da mensagem aconteceu no dia 22 de setembro, mesma semana em que Bruna e Marina participavam dos desfiles da Semana de Moda de Milão, na Itália. Gagliasso estava com a mulher Giovanna Ewbank em Fernando de Noronha.

A reportagem do UOL procurou a assessoria de imprensa da emissora para saber o motivo da ausência da titular do "Mais Você", assim como a das outras estrelas, na gravação.

Por nota, a emissora informou que até o fim de dezembro serão veiculadas versões diferentes da mensagem e que, pela duração do filme no ar, é impossível mostrar todo o elenco em uma única versão. "Todos os atores, apresentadores e jornalistas da Globo são convidados para a gravação da campanha, mas, por questões de agenda, eventualmente alguns não conseguem participar", informou o comunicado.

A mensagem deste ano simulou o interior de uma grande caixa de música onde os cerca de 300 participantes atuaram como personagens que fazem as engrenagens funcionarem.