Topo

Em entrevista a Bial, Eduardo Costa pede desculpa para Fernanda Lima

O cantor Eduardo Costa - Reprodução/Instagram/eduardocosta
O cantor Eduardo Costa Imagem: Reprodução/Instagram/eduardocosta

Felipe Branco Cruz

Do UOL, em São Paulo

01/12/2018 08h00

A entrevista que o cantor sertanejo Eduardo Costa concedeu a Pedro BIal, no programa "Conversa com Bial", da Globo, foi atualizada com um vídeo enviado posteriormente pelo cantor. No vídeo, Eduardo Costa se desculpa pelas ofensas que disparou contra a apresentadora Fernanda Lima por conta do discurso que ela fez no programa "Amor e Sexo" no dia 6 de novembro. "Fui um babaca", diz o cantor sertanejo.

Como o programa "Conversa com Bial" foi gravado antes de Eduardo Costa fazer as críticas, o apresentador abriu espaço para o sertanejo se desculpar em uma conversa via Skype. O vídeo foi exibido no início do programa. "Ocorre que nós já tínhamos gravado um feliz programa com Eduardo Costa quando sobreveio um infeliz incidente", disse Bial.

Pedro Bial, então, exibiu as críticas que Eduardo Costas fez a Fernanda Lima e disse que o ataque foi feito em "termos grosseiros". Na sequência, disse que exibiria a conversa que teve com Eduardo Costa via Skype. "De nossa parte, a gente só quer deixar claro que a gente ama a Fernanda Lima e tem um enorme respeito pelo seu programa", completou Bial.

No vídeo, Eduardo Costa fez um discurso de quase três minutos.

"Eu poderia ter sido mais brando, mais tranquilo. Infelizmente eu não fui [...] Eu quero ter essa coragem de vir aqui no seu programa e pedir desculpa para Fernanda Lima, para a família da Fernanda Lima, para os filhos, para o marido e para os fãs. Eu, inclusive, sou um fã da Fernanda Lima [...]. Me arrependo profundamente. Acho que eu fui um babaca naquele momento ali. Poderia ter me posicionado de outra forma, de forma mais leve. Acho que temos que respeitar a posição de cada um e acho que fui desrespeitoso com a Fernanda Lima. Respeito demais as posições dela. Respeito as posições contrárias daquilo que eu penso. Eu é que não fui democrático naquele momento", disse o sertanejo no vídeo.

O cantor também tinha participado do "Altas Horas" e o programa, que deveria ter sido exibido no sábado (10) não foi ao ar. Em nota enviada ao UOL, a Globo explicou que a edição do "Altas Horas" não foi cancelada e será exibida em janeiro de 2019 quando Serginho Groisman sai de férias.

Relembre a polêmica

Fernanda Lima havia feito um duro discurso contra o conservadorismo e avisou que "a revolução estava apenas começando", durante o programa "Amor & Sexo".

"Chamam de louca a mulher que desafia as regras e não se conforma. Chamam de louca a mulher cheia de erotismo, de vida e de tesão. Chamam de louca a mulher que resiste e não desiste. Chamam de louca a mulher que diz sim e diz não. Não importa o que façamos, nos chamam de louca. Se levamos a fama, vamos sim deitar na cama. Vamos sabotar as engrenagens desse sistema de opressão.

Vamos sabotar as engrenagens desse sistema homofóbico, racista, patriarcal, machista e misógino. Vamos jogar na fogueira as camisas de forças da submissão, da tirania e da repressão. Vamos libertar todas nós e todos vocês. Nossa luta está apenas começando. Preparem-se porque essa revolução está apenas começando".

Eduardo Costa, por sua vez, não gostou do discurso e reagiu através de um comentário feito nas redes sociais chamando Fernanda Lima de "imbecil" e dizendo que "a mamata vai acabar".

"Mais de 60 milhões de brasileiros e brasileiras votaram no Bolsonaro e agora essa imbecil com esse discurso de esquerdista! Ela pode ter certeza de uma coisa, a mamata vai acabar, a corda sempre arrebenta pro lado mais fraco e o lado mais fraco hoje é o que ela está. Será que essa senhora só faz programa pra maconheiro, pra bandido, pra esquerdista derrotado, e pra esses projetos de artista assim como ela?", reagiu Costa, indignado.

Depois, diante de tamanha repercussão, a apresentadora da Globo agradeceu o carinho do público e comemorou o debate gerado com suas palavras.

"Gostaria de agradecer o carinho das pessoas que têm se manifestado positivamente em relação ao programa que foi ao ar na última terça-feira, sobre a mulher. Estou recebendo muito amor e com isso renovando minhas energias para seguir a caminhada [...]."