Topo

Ana Maria lembra luta contra o câncer: "Até hoje tenho problema de pele"

Ana Maria Braga - Reprodução/Globo
Ana Maria Braga Imagem: Reprodução/Globo

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

05/12/2018 09h52

Ana Maria Braga, que enfrentou um câncer de pele, falou nesta quarta-feira (5) sobre a importância de se proteger para evitar a doença. A apresentadora do "Mais Você" disse que não se protegia por falta de informação. 

"Tomei muito sol numa época que não tinha protetor solar. A gente passava coisas para ficar com aquele bronze. Misturava tudo que era marrom com urucum. Aquilo fritava. Essa falta de informação me levou a ter câncer de pele. Até hoje tenho problema de pele", disse em conversa com o médico dermatologista Otávio Macedo sobre a prevenção do câncer de pele. 

Ela afirmou que precisou retirar uma parte da pele e que o melanoma costuma ser mais profundo do que se imagina. "Eu tive a sorte de não ter uma metástase. As pessoas não acreditam que câncer de pele mata, mas o assunto é muito sério", declarou a apresentadora. 

Luta contra o câncer

Ana Maria enfrentou um câncer de pele em 1991 e descobriu, em 2001, que estava com câncer detectado na virilha e no reto. A apresentadora passou por sessões de quimioterapia e, um mês após se afastar de seu programa, voltou ao ar, ao vivo, para dizer que estava curada.

Em 2009 ela lançou o livro "A Força da Fé", no qual relata como lidou com a doença.

"Tive um momento de revolta quando foi diagnosticado o meu segundo câncer, porém, hoje, penso diferente. Acho que é uma experiência que nunca termina e o mais importante é a lição de vida que você tira dos acontecimentos trágicos que acontecem na sua vida. Para mim, o câncer me deu a certeza da finitude e isso me fez passar a ver a vida com muito mais sensibilidade", disse no livro.

Em 2015, a apresentadora surpreendeu os telespectadores ao revelar que havia passado por uma cirurgia para retirada de um tumor cancerígeno no pulmão esquerdo.