Topo

Walkman e secretária eletrônica deixam elenco de nova novela nostálgico

Dira Paes será Janaína em "Verão 90" - João Cotta/Globo
Dira Paes será Janaína em "Verão 90" Imagem: João Cotta/Globo

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

24/12/2018 04h00

Próxima novela das sete da Globo, "Verão 90" estreia dia 29 de janeiro, na Globo, e tem mexido com as memórias afetivas do elenco. A trama se passa nas décadas de 80 e 90 e traz muitos objetos que fizeram sucesso e eram considerados uma grande evolução tecnológica na época.

"A novela vai nos surpreendendo durante as gravações porque a gente vai tendo o impacto dessas lembranças. Me sinto muito envolvida com o complemento que a cenografia está trazendo, com o figurino. Esses dias gravei uma cena em uma fila de um banco e de repente olhei para trás, tinha uma menina com um walkman", diverte-se Dira Paes.

Ela interpreta Janaína, mãe dos irmãos Jerônimo (Jesuíta Barbosa) e João (Rafael Vitti), que fizeram sucesso na infância com o grupo Patotinha Mágica.

"Me deu uma emoção logo depois. Isso vai permear toda a novela e todo mundo vai ter esse sentimento de nostalgia, sobretudo da pré-tecnologia. Nós éramos de fato diferentes, a vinda da tecnologia nos transforma no comportamento. Sinto falta de como eu era antes da tecnologia. A novela vem com essa memória do que éramos há pouco tempo atrás", completou.

Claudia Ohana também foi surpreendida com uma secretária eletrônica durante uma cena da novela.

"Pro João [Bravo], isso é um objeto que não significa nada, mas pra gente foi uma libertação da vida. Chegávamos em casa para ouvir o que tinha de recado de trabalho. Secretária eletrônica era tudo! E o vídeo cassete? Salvou minha vida, eu não conseguia dormir e quando veio foi uma revolução. É muito legal estar revivendo os anos 80."

Ohana viverá Janice, irmã de Janaína (Dira Paes), mãe de Diego (Sergio Malheiros) e casada com Otoniel (Val Perré).

"Desde que a gente começou a ver os objetos foi encantador, dar de cara com ioiô me remeteu a minha infância, até peguei e joguei um pouquinho", contou Val Perré, que vive um personagem conservador, que chama a atenção do filho que se queixa de abordagem policial com frequência por ser negro.

"Esse pai vai aprender com esse filho que isso tem que mudar."