Topo

Túlio Gadêlha aciona a Justiça contra Alexandre Frota: "Xenofobia é crime"

Túlio Gadêlha aciona a Justiça contra Alexandre Frota - Reprodução/Instagram
Túlio Gadêlha aciona a Justiça contra Alexandre Frota Imagem: Reprodução/Instagram

Felipe Pinheiro e Rodrigo Soares

Do UOL, em São Paulo

27/12/2018 10h01Atualizada em 27/12/2018 14h38

Túlio Gadêlha, advogado e deputado federal eleito por Pernambuco, acionou a Justiça contra o ator é deputado federal eleito por São Paulo Alexandre Frota. O motivo, segundo Gadêlha colocou no Instagram, foi uma declaração que Frota deu durante uma discussão no Twitter em que, para ofender um internauta, disse que "só podia ser de Pernambuco".

"Xenofobia é crime. Agora é com a Justiça, Frota. Protocolei hoje interpelação judicial - pedido de explicações em juízo e representação contra o deputado paulista recém eleito, Alexandre Frota. Esse senhor não tem limites e agora irá aprender com as consequências dos seus atos", escreveu o namorado da apresentadora Fátima Bernardes em publicação feita nesta quinta-feira (27).

Procurado pelo UOL, o advogado Cleber Teixeira, que defende Frota, rechaçou a acusação de Gadêlha: "Ele [Túlio Gadêlha] tem que saber que xenofobia é aversão a quem é de fora. Pelo que eu saiba os pernambucanos ainda são brasileiros, portanto não haveria xenofobia".

Ele também explicou o contexto da mensagem de Frota, que teria relação com um processo movido pelo senador Humberto Costa (PT-PE) contra o deputado do PSL. O advogado ainda disse que o namorado de Fátima Bernardes será processado. 

"Humberto Costa, que é senador por Pernambuco, processou o Frota e ele vinha recebendo ataques nas redes sociais do pessoal do Pernambuco ligado ao Humberto Costa. Ele tem que saber que denunciação caluniosa é crime e ele vai responder da mesma forma, na mesma moeda", disse Teixeira.

Em seu perfil do Twitter, após a repercussão da ação movida por Gadêlha, Frota fez uma série de posts ironizando o deputado. "Namorado de Fátima Bernardes vai fazer teste para a temporada 2019 de 'Malhação'", afirmou ele. "Nem como namorado da Fátima da Globo ele conseguiu aparecer tanto quanto processar o Frota", disse em outra postagem.