Topo

Famosos


Veteranos choram com homenagens do Troféu Mario Lago, do "Domingão"

Reprodução/TV Globo
Aracy Balabanian, Milton Gonçalves, Nicette Bruno, Francisco Cuoco, Arlette Salles e Ary Fontoura: homenageados com o Troféu Mario Lago do "Domingão do Faustão" Imagem: Reprodução/TV Globo

Jonathan Pereira

Colaboração para o UOL

2018-12-30T20:47:38

30/12/2018 20h47

Arlette Salles, Aracy Balabanian, Ary Fontoura, Francisco Cuoco, Nicette Bruno e Milton Gonçalves foram homenageados com o 18º Troféu Mario Lago do "Domingão do Faustão". O prêmio, que anualmente é dado a algum artista ou jornalista que mereça por sua carreira, desta vez foi distribuído aos seis veteranos.

Com exceção de Ary, todos os homenageados foram às lágrimas ao reverem suas participações no programa e ouvirem relatos de colegas com quem contracenaram. O discurso sobre racismo ficou latente nas falas sobre Milton.

"Um caminho foi desbravado por muitos antes, com força de outros ancestrais que não conseguiram ultrapassar as barreiras e limites do racismo. Pensar nesse homem que em 1970 já estava lá brigando pela gente, abrindo caminho... Essa luta continua, mas para mim é mais fácil. Você é um dos grandes, você é nosso grande herói", disse Fabrício Boliveira, que contracenou com Milton em "A Favorita" (2008).

A atriz Thereza Amayo também deu um depoimento contundente sobre o preconceito da sociedade com o trabalho do ator em "Pecado Capital" (1975). "Ele pediu à Janete [Clair, autora] que fizesse um personagem que fosse de terno e gravata, que não fosse motorista, faxineiro, copeiro, ela fez. Foi surgindo um clima romântico e respeitoso entre esse psiquiatra [Percival] e a minha personagem. O público não gostou da história, a Vitória abandonar o marido riquíssimo para ficar com um profissional negro", recorda.

"Fiquei em uma situação muito ruim porque eu era a pessoa branca, né? De repente eu fazia parte daquele esquema, daquela sociedade supostamente branca que não permitiu aquela união. Milton, sou sua fã, lamento profundamente não ter sido sua namorada [na novela]. Gostaria muito, naquele momento específico em que a sociedade brasileira precisava mudar e mostrar que a vida não é isso que se pensa que é", desabafou.

Milton acredita que houve avanços do início de sua carreira até hoje. "Tenho otimismo, cada vez mais a gente olha, pensa, constrói e vamos melhorar bastante. Nós [negros] somos 54% da população".

A entrega dos troféus aos seis coube a Glória Menezes, Laura Cardoso, Lima Duarte e Tarcísio Meira, que também já receberam o prêmio. Além do próprio Mario Lago e dos já citados, também estão na galeria de vencedores Paulo José, Tony Ramos, Glória Pires, Gilberto Gil, Antonio Fagundes, Hebe Camargo, Regina Duarte, Roberto Carlos, Fernanda Montenegro, William Bonner, Rosamaria Murtinho, Mauro Mendonça, Susana Vieira e Caetano Veloso.