Topo

Naiara Azevedo desabafa após ser acusada de racismo por fala no "Encontro"

A cantora Naiara Azevedo e a escritora Vilma Piedade no "Encontro" - Reprodução/TV Globo
A cantora Naiara Azevedo e a escritora Vilma Piedade no "Encontro" Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

31/12/2018 14h28

Naiara Azevedo desabafou após ser acusada de racismo por uma fala no programa "Encontro com Fátima Bernardes" da última quinta-feira (27). A sertaneja disse ter ficado "admirada" com a inteligência da escritora Vilma Piedade, que criou o termo "dororidade" para designar a cumplicidade e empatia entre mulheres negras vítimas de racismo.

"Estou admirada com a inteligência, com as palavras, com a sua inteligência, porque ela é uma mulher preta, como ela se diz, tão inteligente, tão culta e dando todos esses ensinamentos para a gente. Gostaria de te aplaudir e dizer que tenho muito que aprender", disse a cantora. No programa, Naiara foi aplaudida, mas nas redes sociais foi acusada de racismo.

"Como foi infeliz o seu comentário hoje no programa da Fátima Bernardes, extremamente desnecessário. Em um momento que as mulheres negras brigam por um espaço a mais, você aparece em rede nacional e fala que nunca viu uma mulher preta tão inteligente? Está vivendo em que mundo? Só o da música sertaneja? Por favor, né!", criticou uma seguidora.

"Perdeu a oportunidade de ficar calada. A mulher acaba de dar uma aula sobre racismo e você se 'admira com uma preta inteligente', comentou um rapaz. "Que surreal ver uma negra inteligente, né?", ironizou outra moça. "Ser negra e ser inteligente é impressionante para você, né?!? Que comentário mais idiota e racista", sentenciou outra mulher.

Em sua rede social, nesta segunda, Naiara fez um balanço de 2018, mas indiretamente rebateu o episódio ao falar que há pessoas que "preferem ver sempre o lado negativo das coisas", que "nem Jesus agradou a todos" e que "não devemos ter vergonha de nos expressar".

"Não se cobre tanto! Esse ano foi de muita aprendizagem. Entendi que não importa o que você fale ou faça, você nunca irá agradar a todos! Existem pessoas boas que te colocam para cima, que querem te ver bem tanto em palavras e ações como também em orações em silêncio nos seus próprios corações! E outras nem tão boas assim que preferem ver sempre o lado negativo das coisas... Estão sempre prontas para distorcer, inventar, caluniar e desejar o seu mal... Nem Jesus agradou a todos e ele é santo é perfeito! Viveu entre nós sem nenhum pecado! E o que fizeram com ele? O crucificaram!", escreveu.

"Aprendi que o importante é saber quem eu sou! E a paz interior que eu sinto quando falo com Deus! Não devemos ter vergonha de nos expressar! De sorrir quando estivermos felizes, de chorarmos quando estivermos tristes e de pedir desculpas ou perdão caso sinta em seu coração! Deus se agrada com um coração humilde!", concluiu.