Topo

Cozinheira da Gazeta vira meme com "peruzão": "Sonho ser Ana Maria Braga"

A chef Giuliana Giunti, do programa "Cozinha Amiga", da Gazeta, vira meme com "peruzão" - Reprodução/TV Gazeta
A chef Giuliana Giunti, do programa "Cozinha Amiga", da Gazeta, vira meme com "peruzão" Imagem: Reprodução/TV Gazeta

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

09/01/2019 04h00

Uma simples receita de peru recheado deu fama à chef Giuliana Giunti, uma das apresentadoras do programa "Cozinha Amiga", da Gazeta. O prato natalino virou meme nas redes sociais nesta semana pela forma como a cozinheira trata o principal ingrediente. "Que peruzão!" foi apenas uma das frases que povoaram as mentes "sujas" na internet.

Um rapaz no Twitter compilou os "melhores" momentos do programa em 40 segundos. Desde a última segunda-feira (7), a edição "politicamente incorreta" da receita natalina tem quase 600 mil visualizações. No vídeo, a chef fala sobre o tamanho do peru, ensina como lavá-lo e enche a ave de elogios.

Giuliana Giunti, definitivamente, não esperava que a fama chegasse dessa forma. "Logo com o peru, né, gente? Vamos combinar que é um jeito meio esquisito! Mas achei muito engraçado. Alguém me marcou e colocou assim: 'A dona do peru!'", brinca a chef em entrevista ao UOL.

Despojada, ela não se importou com a reação negativa do meme: "Não fere a minha imagem como mulher ou como cozinheira. É uma diversão, uma piada, uma brincadeira, tem que levar na esportiva também. Se for para se incomodar, não faria nada".

Apresentadora do "Cozinha Amiga" às segundas, a chef assegura que tem carinho por todos os ingredientes, não apenas a ave sugestiva: "Trato como se eu fizesse uma picanha ou um sanduíche. Peru não é minha especialidade, mas gosto bastante de fazer esses assados grandes".

Chef trocou multinacional pela cozinha

Filha do empresário Celso Giunti, Giuliana trabalhava com marketing e se preparava para dar um salto na carreira ao entrar na gigante Microsoft, quando decidiu largar tudo para se dedicar à paixão pela culinária.

"Quando decidi que viraria cozinheira, eu tinha acabado de passar em uma entrevista na Microsoft. Mas eu estava muito infeliz, não queria trabalhar em escritório, iria enlouquecer se continuasse atrás de uma mesa. Liguei para o meu pai e disse que não iria mais. Ele ficou mudo, decepcionado, mas me deu um ano e me ajudou. E me apoia muito até hoje", agradece.

A chef de 28 anos começou cozinhando em buffets e eventos com amigos famosos da família, como Marcos Mion, Adriane Galisteu e Rodrigo Faro. Ela criou um canal no YouTube e abriu uma boutique com a mãe, mas a descoberta de um câncer transformou a trajetória gastronômica de Giuliana.

"No fim de 2017, descobrimos que minha mãe estava com um tumor na cabeça. Foi um golpe para mim, porque estava grávida de sete meses. Graças a Deus ela está viva, mas parou de cozinhar comigo. Se eu não tivesse meu marido e minhas duas filhas, o golpe seria maior", desabafa.

"Quero ser Ana Maria Braga"

Giuliana Giunti, apresentadora do "Cozinha Amiga" - Reprodução/Instagram/omelhorprato - Reprodução/Instagram/omelhorprato
Giuliana Giunti, apresentadora do "Cozinha Amiga"
Imagem: Reprodução/Instagram/omelhorprato
Giuliana começou no "Cozinha Amiga" em outubro de 2018, depois de ter participado do "Mulheres" e agradado a direção da Gazeta. Ela sonha seguir os passos de Ana Maria Braga, apresentadora do "Mais Você" e amiga da família.

"Espero virar a Ana Maria Braga um dia, se Deus me permitir isso. Eu quero [ter programa próprio], com certeza, meu sonho é esse. Quero cozinhar para as pessoas reais, fazer uma receita de feijão bem feita. Não precisa ter dinheiro, precisa ter bom gosto. Aprender uma ou outra coisa sofisticada é muito legal, mas minha ideia é chegar à cozinha do povo", projeta.