Topo

"Velhice não tem nada ver com feiura", diz Claudia Ohana perto dos 56 anos

Claudia Ohana está escalada no elenco da próxima novela das 19h da TV Globo, "Verão 90". Sua personagem será Janice - TV Globo/ Divulgação
Claudia Ohana está escalada no elenco da próxima novela das 19h da TV Globo, "Verão 90". Sua personagem será Janice Imagem: TV Globo/ Divulgação

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

23/01/2019 04h00

Prestes a completar 56 anos, ela faz aniversário no próximo dia 6, Claudia Ohana faz parte de um time de mulheres que continuam lindas e lidam com espelho sem o menor problema. Em suas redes sociais, centenas de fotos de biquíni e nenhum pingo de maquiagem provam isso. Ela é o mais natural impossível.

A atriz, claro, recebe muitos elogios, mas também é obrigada a ver e se segurar com as críticas, que ultimamente têm sido implacáveis com as mulheres. Xuxa, Claudia Raia e Luiza Tomé foram as vítimas mais recentes de ataques nas redes sociais levantando a questão sobre o direito de envelhecer - e bem - em público.

Claudia ostenta corpão em foto de biquíni   - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Claudia ostenta corpão em foto de biquíni
Imagem: Reprodução/Instagram
"Essa cultura de achar que o artista não pode ficar velho vem de muitos anos no Brasil. Acho muito chato e sem noção associar a velhice como uma coisa triste, feia. Velhice não tem nada ver com feiura e todo mundo tem direito e o dever de se cuidar, independente da idade. Todo mundo também tem o direito de fazer o que quiser com o seu corpo e com a sua vida."

"Não tenho muitos segredos. Eu me cuido e sempre me cuidei. Me alimento bem e de forma saudável, bebo muito água, hidrato e limpo a pele por conta da maquiagem e uso filtro solar durante o dia. Eu tenho fase, mas gosto muito mais de dançar do que fazer musculação, por exemplo. Tem uma coisa que eu sempre gostei de fazer e acho que pode ser uma dica: dormi. Eu durmo bastante: nove horas", contou, aos risos.

Longe das novelas desde de "Sol Nascente" (2016), Claudia Ohana está no elenco da próxima novela das 19h da TV Globo, "Verão 90' com uma personagem diferente de todas que já interpretou. "Janice é irmã de Janaína [Dira Paes] e é uma mulher batalhadora e honesta, que começa a novela vendendo sanduíches na praia e depois passa a vender roupas de baile. Casada com um negro vai sofrer com o preconceito, mas vai tirar tudo de letra. Acredito ser a personagem mais popular que eu já fiz, não no sentido de pobre, mas no sentido de ser uma pessoa popular, risonha, espalhafatosa. Eu sou mais tímida", compara.

Claudia diz que está adorando fazer a novela sob a direção de Jorge Fernando. Ela confessa ser "estranho" chamar a trama de época. "Os anos 90 parecem ontem. Eu me lembro de tudo, lembro que foi uma época de muito trabalho, de muitas viagens. Os anos 80 foram de farra e eu tenho uma certa nostalgia dessa década", explica a atriz.

Na novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, Ohana (Janice) é irmã de Dira Paes (Janaína) - Divulgação/TV Globo - Divulgação/TV Globo
Na novela de Izabel de Oliveira e Paula Amaral, Ohana (Janice) é irmã de Dira Paes (Janaína)
Imagem: Divulgação/TV Globo