Topo

Ex-"Vídeo Show", locutora quer trabalhar na internet e divulgar veganismo

Renata Xavier, ex-locutora do "Vídeo Show" - Reprodução/TV Globo
Renata Xavier, ex-locutora do "Vídeo Show" Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

24/01/2019 04h00

O fim do "Vídeo Show", há duas semanas, surpreendeu uma das profissionais há mais tempo no programa: Renata Xavier. Você talvez não a conheça pelo nome, mas com certeza já ouviu sua voz. Ela narrava quadros como "Túnel do Tempo" e "Falha Nossa" e anunciava os aniversariantes do dia.

Em entrevista ao UOL, a locutora revela ter descoberto pela internet que o programa em que trabalhou durante 18 anos sairia do ar.

"Fiquei sabendo do fim programa por de um post da Sarah Oliveira [ex-repórter do 'Vídeo Show']. Imediatamente levei a sério e fui pesquisar na internet, e vi outras pessoas falando. Liguei para minha gerente e foi confirmado. A equipe toda foi pega de surpresa. Mas lidei com naturalidade", conta Renata.

Atualmente na "geladeira" da Globo, a locutora espera continuar na emissora, mas planeja a carreira pós-"Vídeo Show" e deseja experimentar novos trabalhos após o término do programa.

"Hoje, tenho me dedicado a me cuidar melhor e divulgar o veganismo, do qual sou adepta há dois anos. Eu não tenho planos imediatos, mas sempre tive vontade de ser mais atuante na internet e devo fazer um podcast", antecipa.

Gratidão a Boninho

A locutora Renata Xavier - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
A locutora Renata Xavier
Imagem: Reprodução/Instagram
A locutora, que também tem carreira no rádio, trabalhava no "Telecurso 2000" quando foi chamada para narrar as reportagens do "Vídeo Show". Durante 13 anos, ela dividiu com Ricardo Gonçalves o status de "donos das vozes" do programa, mas a reformulação de 2013, promovida pelo diretor Ricardo Waddington, excluiu os dois profissionais.

Ricardo Gonçalves não retornou ao "Vídeo Show", mas Renata foi salva por Boninho, a quem é eternamente grata: "Dez meses depois, Boninho voltou a dirigir o programa e me chamou de volta. Sou muito agradecida a ele e a Ana Furtado, que deu esse apoio para eu voltar".

"Vídeo Show", uma delícia

Renata faz locuções desde a faculdade de jornalismo e começou profissionalmente nos anos 80, na rádio Fluminense FM. Ainda trabalhou na Globo FM antes de migrar para a televisão. Ela sentirá falta da rotina de trabalho no "Vídeo Show".

"Fazer locução para o 'Vídeo Show' era uma delícia. Eu via o programa antes de participar dele, e foi muito impressionante quando comecei a gravar as vinhetas e assumir a locução feminina, que já tinha sido feita pela Cissa Guimarães durante tanto tempo. Aprendi fazendo. Já vinha de rádio e tinha experiência como locutora e repórter, e sempre me deram liberdade para que eu encontrasse minha naturalidade. Ultimamente fazia algumas entrevistas pessoalmente, sem aparecer. Foi bom reviver o meu lado jornalista."