"Artesã dos três reais" quer voltar à Globo após virar meme com Ana Furtado
O quadro "Isso a Globo Não Mostra", do Fantástico, transformou em meme uma artesã ensinando no "É de Casa" a produzir carteiras por três reais. "Três reais?", questionou uma incrédula Ana Furtado. Raquel Amaral, que participou do programa matinal da Globo em março, ressurgiu de maneira inesperada no último domingo (27).
Ao UOL, Raquel Amaral conta ter ficado tão surpresa quanto Ana Furtado no "É de Casa" ao se rever na TV repetindo "três reais": "Vi ontem na televisão e não acreditei que estava vendo aquilo (risos). Gente, o que é isso?".
O espanto é compreensível. No total, "três" foi repetido 28 vezes no quadro do "Fantástico" que faz piada da própria Globo e de fatos da semana, como a participação do presidente Jair Bolsonaro no Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça).
Raquel Amaral confessa ter ficado um pouco constrangida com a repercussão do vídeo. Ela chegou a receber pelo WhatsApp uma nota falsa de três reais estampada com o próprio rosto, mas sua filha a encorajou a abraçar o meme.
"Saí correndo, porque fiquei muito envergonhada de me ver toda hora falando 'três reais'. Minha filha, que é uma criança muito faceira, falou: 'Mãe, você virou meme! Você viralizou!'. Quando acordei, o vídeo já tinha mais de 700 mil visualizações e agora cheguei em casa e vi uma nota de três reais com o meu rosto", brinca.
Depois da carteira, o sacolé
A "artesã" do "É de Casa", na verdade, é coordenadora de projetos de artesanato de seu instituto, Musiva, criado em 2004 em Vigário Geral (RJ) que, entre outras atividades, ensina mulheres a ganharem dinheiro de forma autônoma.
Coincidentemente, o mais novo projeto de Raquel, sacolé gourmet, também custa três reais --antes de viralizar com Ana Furtado. Empolgada com a repercussão do vídeo, ela pretende usar o meme a seu favor.
"Colocamos uma carrocinha de sacolé gourmet em parceria com supermercados. Vou imprimir essa nota de R$ 3 que fizeram e vou transformá-la em propaganda. É um negócio que ajuda a empoderar mulheres por meio da geração de renda", planeja.
Artesã dos R$ 3 quer rever Ana Furtado
Raquel Amaral ainda usa a carteira que produziu com caixa de leite no "É de Casa". A reação de Ana Furtado ao saber que o produto custava três reais fez a artesã rir durante o programa.
"Quando fui ao programa, percebi que a Ana ficou impressionada com o custo do produto, e eu comecei a rir porque achei engraçado. Em média, a produção dos artesanatos custa mais do que isso. Ela ficou surpresa", relembra.
A profissional de 34 anos quer retornar ao programa e rever Ana Furtado, que a ajudou a superar o medo de falar na frente das câmeras. Ela tem recebido sugestões para criar um canal sobre artesanato sustentável e está propensa a virar youtuber.
"Eu tinha problemas seríssimos de falar em público. Até hoje trabalho minha mente para isso. Quando a Ana chegou falando comigo, toda animada, para cima, quebrou a minha ansiedade e o meu medo. Ela me deixou muito confortável, muito tranquila. Eu me senti em casa. Ana Furtado é maravilhosa, uma pessoa muito especial", recorda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.