Topo

Saiba como Marocas, de "O Tempo Não Para", envelheceu mais de 100 anos

Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva) em "O Tempo Não Para" - Reprodução/Globo
Samuca (Nicolas Prattes) e Marocas (Juliana Paiva) em "O Tempo Não Para" Imagem: Reprodução/Globo

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

29/01/2019 10h27

Juliana Paiva ficou irreconhecível como Marocas no último capítulo de "O Tempo Não Para", exibido na segunda-feira (28). A personagem do século 19 passou por um rápido processo de envelhecimento e chocou os fãs da novela. 

Juliana Paiva passa por processo de envelhecimento nos bastidores de "O Tempo Não Para" - Reprodução/GShow - Reprodução/GShow
Juliana Paiva passa por processo de envelhecimento nos bastidores de "O Tempo Não Para"
Imagem: Reprodução/GShow
Para ficar com a aparência envelhecida, a atriz usou próteses e, com o uso de computação gráfica, a personagem ganhou o efeito visto na novela. 

"Ela envelhece cerca de 132 anos. É um envelhecimento muito acima do que a gente geralmente faz. Fizemos próteses que demoraram quase um mês para ficarem prontas. A gente calcula quatro horas para conseguir fazer todo esse processo", disse a caracterizadora titular de trama, Juliana Mendes, em entrevista ao site oficial de "O Tempo Não Para". 

A última etapa para a finalização da cena é o uso de computação gráfica. Supervisor de efeitos especiais da novela, Bruno Netto falou ao site da novela sobre a técnica utilizada. 

"O processo que usamos foi um método de projeção de imagens, junto com a técnica de pintura e matte painting. É uma cena que vai ao ar em segundos, mas levamos de 10 a 12 dias em todo processo", contou.