Topo

TV e Famosos


Atriz de "Espelho da Vida" já foi locutora de loja e garçonete cantora

A atriz Thati Lopes - Victor Pollak/TV Globo
A atriz Thati Lopes Imagem: Victor Pollak/TV Globo

Guilherme Machado

Do UOL, em São Paulo

03/02/2019 04h00

Thati Lopes sempre teve a certeza que queria ser atriz. Entre apresentações de teatro na escola e cantorias na igreja, ela nunca teve dúvida. Aos 18 anos, porém, a realidade pesou e ela precisou ir atrás de outros ofícios para pagar as contas.

"Tive que parar porque nada dava dinheiro, precisava trabalhar, fui ser locutora de lojas no Saara (região de comércio popular, no Rio), passei por escritório de contabilidade e fui professora. Sabia que era passageiro, ao mesmo tempo, ficava procurando testes", conta.

Thati Lopes no filme "A Próxima Canção" - Reprodução/Instagram
Thati Lopes no filme "A Próxima Canção"
Imagem: Reprodução/Instagram
Após ser demitida de um desses empregos, ela foi incentivada por um amigo a investir de vez na carreira artística. Eles foram atrás de mais testes que variavam de "Ídolos", o extinto reality musical, até "High School Musical: A Seleção", que selecionaria um ator para participar da versão brasileira do filme do Disney Channel.

Foi aí que conseguiu um papel e mais oportunidades surgiram. Nesse período, inclusive, ela também usou seu talento artístico para outra atividade.

"Trabalhei como garçonete cantora em um bar aqui na Barra [da Tijuca]. Durante à noite, há entradas de 15 minutos de músicas. Comecei a fazer esquetes de humor com música, cantava 'Abandonada por Você' e fazia uma cena com um cliente na mesa. Fiquei um ano e meio trabalhando nesse bar", relata ela.

"Tudo é uma experiência, tudo vira experiência para alguma coisa. Eu como garçonete-cantora tinha que cantar com os outros garçons, aprendi muito a parte de canto, de abrir a voz. Tudo foi realmente importante", complementa.

Porta e novelas

Entre testes, Thati acabou conseguindo um espaço no canal "Porta dos Fundos". Na época, ela conciliava o teatro musical com participações nos esquetes do canal. Ela também conseguiu entrar na novela das 18h "Boogie Oogie" (2014), na qual fez uma participação de três meses.

Thati Lopes no vídeo "Jenifer", do Porta dos Fundos - Reprodução/YouTube
Thati Lopes no vídeo "Jenifer", do Porta dos Fundos
Imagem: Reprodução/YouTube
Em 2015, ela foi convidada por Fábio Porchat para fazer parte do Porta dos Fundos. Um de seus trabalhos mais recentes no canal humorístico foi em vídeo no qual interpreta Ana Júlia, uma mulher que se desespera por conta do fato de ter colocado na filha o nome Jenifer.

O vídeo brinca com as canções "Anna Júlia" e "Jenifer" e os comentários relacionados a esses nomes.

"Eu não participo da reunião de roteiros. Só que é o Porta, a gente tem muita liberdade de improvisar, de falar. É um roteiro do Fábio Porchat, quando eu vi eu já achei hilário. Sempre tem muita liberdade para improviso", conta ela.

Atualmente, ela concilia seu trabalho no Porta com sua personagem Josi em "Espelho da Vida", atual novela das 18h. Na trama, Josi é a melhor amiga de Mariene (Kéfera Buchmann), e a apoia em seus planos de vaidade de ser a protagonista em todas as ocasiões.

Thati Lopes e Kéfera Buchmann como Josi e Mariane em "Espelho da Vida" - Victor Pollak/TV Globo
Thati Lopes e Kéfera Buchmann como Josi e Mariane em "Espelho da Vida"
Imagem: Victor Pollak/TV Globo
Na vida real, Kéfera e Thati se conheceram em uma peça e são próximas. "A nossa troca foi muito boa, a gente realmente funciona em cena e fora. Ela é uma grande amiga."

Josi agora está apaixonada por Cláudio (Pedroca Monteiro), mesmo com medo de viver esse amor por conta de um trauma no passado. Para a intérprete, que torce que os dois fiquem juntos logo, sua personagem vem se transformando e ficando mais humana ao longo da novela.

"É tudo muito novo, eu nunca fiz assim uma personagem por tanto tempo. O Porta é esquete, cada dia eu estou em uma personagem diferente. Agora já estou há sete meses fazendo a Josi e estou amando essa experiência, a gente vai pegando mais a personagem, entendo mais", diz.

Mais TV e Famosos