Topo

Amordaçado, João Vicente De Castro faz campanha por direitos do animais

João Vicente De Castro em campanha  - Reprodução/Instagram
João Vicente De Castro em campanha Imagem: Reprodução/Instagram

Rodrigo Soares

Colaboração para o UOL

04/02/2019 13h36

O ator João Vicente De Castro foi convidado para participar de uma campanha da Ampara Silvestre - criada pela ONG Ampara Animal em defesa dos animais silvestres - e compartilhou o resultado em seu Instagram nesta segunda-feira (4). Na imagem publicada, ele aparece amordaçado e com um semblante de sofrimento.

"As razões pelas quais os humanos me querem são muitas. Admiram minha beleza, acham que sou diferente, exótico, 'cool' ou que trago 'status'. Mas eu me pergunto: com que direito me domesticaram? Eu quero estar em meu habitat, não dentro da sua casa. Quero exercer meu papel biológico, não virar um bibelô para te satisfazer. Você pode justificar dizendo que sua compra é legalizada, mas o que não sabe é que grande parte dos criadores contribuem para o tráfico. Não há como assegurar que eu ou minha mãe não fomos capturados da natureza. Os humanos não querem saber que, a cada dez de nós, nove acabam morrendo na captura ou durante o transporte. Que o tráfico de animais silvestres é o terceiro maior do mundo. Então, se você me admira, deixe-me em paz, na natureza. Aprenda a me observar na natureza, sem me tocar e confinar", escreveu ele na legenda.

Outros famosos como Fernanda Paes Leme, Laura Neiva, Bruno Gagliasso, Luan Santana, e mais, participaram da campanha. Veja as fotos:

Ao longo do tempo, o homem se revelou o mais irracional dos animais. Sua indiferença já maltratou e matou bilhões de seres indefesos. A ganância desenfreada levou à extinção formas de vida insubstituíveis e devastou brutalmente seus biomas. a cada dia, 150 espécies são exterminadas do planeta devido à interferência humana. O sofrimento, muitas vezes silencioso, é um grito de socorro desses que não têm voz para se defender. Precisamos evoluir nosso jeito de nos relacionarmos com a natureza. Evoluir e romper este silêncio. A conivência incentiva o crime. O poder de mudança está em nossas mãos. A exploração a que submetemos os animais não-humanos não pode mais ser tolerada. Tenha empatia. Reflita. Não se cale. Transforme. Sinta na pele! Hoje é dia de comemoração na AMPARA Animal! Na noite de ontem lançamos nossa nova exposição Sinta na Pele na companhia de amigos, parceiros e celebridades que estiveram ao nosso lado na construção deste trabalho incrível! Foram meses de trabalho para mostrar para as pessoas que NÃO PODEMOS MAIS VIVER FINGINDO QUE NÃO TORTURAMOS E MALTRATAMOS OS ANIMAIS TODOS OS DIAS. É nossa obrigação parar para refletir, despertar e mudar nossa maneira de viver e ver os animais. Vamos sentir na pele o que os animais sentem. Agradecimentos especiais às celebridades que nos permitiram criar essa campanha: @leat, @thailaayala, @brunogagliasso, @gio_ewbank, @neivalaura, @joaovicente27, @fepaesleme, @fernandatavares_official, @luansantana, @romuloarantesneto, @joseloreto e @fiorellamatheis. Muito obrigada aos pais das crianças que foram fotografas para o tema Explorados; ao incrível e renomado fotógrafo (além de parceiro!) @jdequeker; à @aecenografia, aos maquiadores artísticos @alisson_rodrigues e @jonpavan; aos maquiadores @rennersouza e Claudia Slavec; à @julianabacco, que fez os cabelos das celebridades; à @judequeker, que cuidou tão bem de todo o figurino; ao @st_boop, pela locação do estúdio; à designer @carolpatitucci; aos editores de imagem Image Touch e @jujubadigital e @copy_dealercorp pelos textos. E, claro, nosso muito obrigada ao @carrefourbrasil e @novafotosfera pelo patrocínio e apoio neste projeto maravilhoso!! #amparanimal

Uma publicação compartilhada por AMPARA Animal (@amparanimal) em