Topo

Advogada larga OAB para realizar sonho e vira atriz de novela da Globo

Dandara Albuquerque como Sheila em "Espelho da Vida" - João Miguel Júnior/TV Globo
Dandara Albuquerque como Sheila em "Espelho da Vida" Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

05/02/2019 04h00

Dandara Albuquerque carrega o nome de uma guerreira negra que lutou contra a escravidão no final do século 17. O batismo parece que deu a ela a força necessária para mudar de vida e trocar pilhas de processos judiciais por roteiros de novela. Foi assim que a advogada decidiu abandonar o direito para realizar o sonho de ser atriz da Globo.

O primeiro trabalho fixo foi logo em uma trama das seis --"Espelho da Vida"-- ao lado de Alinne Moraes, Irene Ravache e outras personalidades que ela só via na TV. "Quando chegou minha primeira cena com Alinne, eu gritava em casa, não acreditava. Era tudo muito novo para mim", relembra a atriz ao UOL.

Em "Espelho da Vida", Dandara interpreta Sheila, uma mulher ambiciosa que deixa a filha sob os cuidados do avô para tentar uma vida melhor. Ela conhece Isabel (Alinne Moraes) e se dispõe a ajudá-la a separar Cris (Vitória Strada) de Alain (João Vicente de Castro). A amizade, porém, começará a ruir nesta semana, quando Sheila ameaçará entregar Isabel à polícia após dopar Cris.

"Fui muito pega de surpresa com os desdobramentos de agora. Vibro a cada capítulo que eu recebo com as reviravoltas, e só agradeço. É muito melhor do que tudo que eu imaginava. É um momento muito feliz", avalia Dandara.

Isabel (Alinne Moraes) e Sheila (Dandara Albuquerque) em "Espelho da Vida" - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Isabel (Alinne Moraes) e Sheila (Dandara Albuquerque) em "Espelho da Vida"
Imagem: Reprodução/TV Globo

Do direito para a atuação

Por que Dandara Albuquerque decidiu alterar completamente o rumo profissional? A atriz concluiu a faculdade de direito no segundo semestre de 2012, dedicou-se aos estudos para o concorrido e difícil exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e foi aprovada em 2014.

"Peguei minha carteirinha e guardei na gaveta", brinca Dandara, que sempre quis atuar na televisão, embora tenha escolhido direito por vontade própria. "Quando passei na OAB, falei: 'Ok, agora não tenho mais nada para fazer aqui, vamos voltar para onde nunca deveria ter saído'".

Enquanto estudava direito, Dandara fez teatro. Procurou cursos livres na CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e conseguiu trabalhos em campanhas publicitárias que lhe deram experiência com o set de filmagem. A decisão de trocar de carreira surpreendeu mais ou menos os pais da atriz.

"Quando resolvi mudar, foi uma decisão muito consciente, e eles me apoiaram. Minha mãe sempre achou que eu tinha mais inclinação para o lado artístico. Meu pai sempre teve um cuidado comigo, tanto no direito quanto como atriz. Eles estão muito orgulhosos, vibram muito com novela", comemora.

Dandara Albuquerque interpreta Sheila em "Espelho da Vida", novela das seis da Globo - Reprodução/TV Globo - Reprodução/TV Globo
Dandara Albuquerque interpreta Sheila em "Espelho da Vida", novela das seis da Globo
Imagem: Reprodução/TV Globo

Representatividade

Dandara se aproximou da Globo após participar da Trupe Cena, grupo teatral formado pela emissora. Convidada para seu primeiro papel fixo nas novelas, a atriz carrega dois desafios: o de se firmar na carreira com início tardio e o de representar mais da metade da população brasileira que se autodeclara negra --proporção desigual na TV.

"Quando mudei de profissão, houve momentos em que pensei: 'E esse tempo todo em que estudei direito? Como vou conseguir trabalho?'. Estas questões se resolveram. Meus 30 anos me trouxeram a consciência de que quero ser atriz, esta é minha história, este é o meu caminho. Tentei dar uma fugida inconsciente, mas o destino falou: 'Não, seu caminho é esse aqui'", conta.

Fico muito feliz que recebo mensagens de pessoas que nunca vi na vida comentando meu trabalho e falando de representatividade. Gostam de como me posiciono e me aceito. Parece estranho, mas é um processo para muita gente e foi para mim. Quando recebo essas mensagens, acho muito bonito, porque à medida que me afirmo para mim eu inspiro os outros.