Topo

TV e Famosos


"Verão 90" faz Claudia Raia votar em Collor pela segunda vez

Lidiane diz que votou em Fernando Collor para presidente em "Verão 90" - Reprodução/TV Globo
Lidiane diz que votou em Fernando Collor para presidente em "Verão 90" Imagem: Reprodução/TV Globo

Paulo Pacheco

Do UOL, em São Paulo

05/02/2019 20h44

Claudia Raia não esconde que um de seus arrependimentos na vida foi ter apoiado Fernando Collor para presidente da República, em 1989. "Verão 90", indiretamente, resgatou esta mancha na carreira da atriz. No capítulo desta terça-feira (5), Lidiane, personagem de Claudia, admitiu ter votado no candidato que "confiscou" a poupança.

A ex-atriz de pornochanchadas assistia pela TV de uma loja ao anúncio de que os saques da poupança estariam limitados a 50 mil cruzeiros, uma das medidas do Plano Collor, anunciado no dia seguinte à posse do novo presidente, em 16 de março de 1990.

"Nunca gostei tanto de não ter onde cair morta! Eu ia ficar uma arara se pegasse as minhas economias! E olha que eu votei nesse presidente, hein?", disse Lidiane.

Manuzita ironizou: "Eu lembro! Votou porque achava ele bonito, gatinho!". Lidiane retrucou: "Mas ele é um pão, não é?".

Claudia Raia participou da campanha de Collor à Presidência - Reprodução/YouTube
Claudia Raia participou da campanha de Collor à Presidência
Imagem: Reprodução/YouTube
Em 1989, Claudia fez campanha massiva para Collor e aparecia constantemente nas propagandas do então candidato na TV. "Vote como eu, vote Collor" marcou a participação da atriz durante o horário eleitoral e após o mandato desastroso do presidente, deposto em 1992.

O voto em Collor, porém, tornou-se um fardo para a atriz, que já declarou publicamente ter se arrependido do apoio declarado ao futuro presidente. "Foi uma experiência traumática", disse em entrevista ao programa "Marília Gabriela Entrevista", em 2004.

No Twitter, os telespectadores perceberam o tom de deboche na cena em que a personagem de Claudia Raia admitiu ter votado em Collor porque era bonito.

Mais TV e Famosos