Topo

Eduardo Barão se emociona em homenagem para Boechat: "Porra, Careca!"

Ricardo Boechat e Eduardo Barão na BandNews FM - Reprodução/Facebook
Ricardo Boechat e Eduardo Barão na BandNews FM Imagem: Reprodução/Facebook

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

12/02/2019 11h06

Companheiro de rádio de Boechat há 13 anos, Eduardo Barão não conteve a emoção ao ler um desabafo escrito para o jornalista na rádio BandNews FM, na manhã desta terça-feira (12).

"Ontem à noite eu não conseguia dormir de jeito nenhum, não almocei, não jantei...Eu precisava me comunicar com o Boechat de alguma forma ... Eu via mais o Boechat do que minha mãe, meu irmão, do que meu pai. Via mais que meus filhos, talvez, e ele também. A gente estava aqui num convívio diário", contou o radialista, âncora da BandNews FM.

Ouça a homenagem de Eduardo Barão

Barão leu o texto e disse que jamais vai se equiparar a ele e que vai tocar o barquinho como ele determinou. Veja abaixo.

"Porra, Careca! Por que você não foi de carro? Me perguntou se Campinas era longe. Eu falei só uma hora, rapidinho... Sei que queria voltar mais cedo pra curtir as meninas Catarina e a Valentina ou ficar com sua doce Veruska. Mas era pra voltar.
Porra, Careca! Por que você foi agora? Depois de se reinventar no rádio e se tornar o maior comunicador do País. Todo mundo acordava 7:30 pra te ouvir falar. Nem que fosse pra não concordar. Mas era por meio da sua voz que o povão, pobre ou rico, se sentia representado e com forças pra aguentar mais um dia.
Porra, Careca! Quem vai fazer a gente rir agora? Seja com suas histórias pessoais, com seus casos e causos, ou com uma sincronia única com o José Simão. Quem é que vai desrespeitar os horários da programação da rádio? Ou passar por cima de normas, apenas porque elas existem para serem quebradas como você dizia.
Porra, Careca! Quem é agora que vai usar as palavras corretas, da forma perfeita? Todas concentradas como se um tufão fosse para cima de um político corrupto.
Porra, Careca! Quem vai brigar pelo povo? Com unhas, dentes, e todos os direitos e defeitos que sua fúria impunha contra a injustiça. Sem medo de processo ou ameaça. Afinal, a verdade estava ao seu lado e de ouvinte.
Porra, Careca! Quanta falta e quantas saudades você deixou. Mas saiba que não foi à toa o que fez. Sua memória será lembrada como a de um amigo, íntegro e incansável em busca de notícia.
E aqui embaixo, em cima, de um lado ou consigo te ouvir falar: não fode, Barão! E toca esse barco aí..."

Após a homenagem, Barão seguiu para o velório de Boechat nesta terça-feira no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo.