Topo

Aquário do Rio batiza tubarão de Boechat em homenagem ao jornalista

Tubarão-martelo que recebeu o nome de Ricardo Boechat no aquário do Rio - Reprodução/Instagram
Tubarão-martelo que recebeu o nome de Ricardo Boechat no aquário do Rio Imagem: Reprodução/Instagram

Carolina Farias

Do UOL, no Rio

13/02/2019 18h49

Ricardo Boechat foi homenageado nesta quarta-feira (13) pelo AquaRio (Aquário Marinho do Rio de Janeiro). Um tubarão-martelo recebeu o nome do jornalista, que nasceu na Argentina, cresceu em Niterói e amava o Rio.

O jornalista de 66 anos, morreu na queda do helicóptero na Rodovia Anhanguera, em São Paulo. O piloto da aeronave, Ronaldo Quattrucci, que tentava fazer um pouso de emergência e colidiu com um caminhão, também morreu no acidente. Ele deixou seis filhos, de dois casamentos.

A direção do AquaRio decidiu homenagear Boechat porque, após encaminhar a sugestão de uma ouvinte, o aquário criou um projeto voltado a crianças autistas. Em 2017 foi lançado o "Sessão Azul", que é a abertura mais cedo do aquário no último domingo do mês em condições especiais para receber essas crianças. Diferente da visitação comum, com a iluminação diminuída, no projeto o lugar ganha mais luminosidade para receber essas crianças.

O presidente do AquaRio, Marcelo Szpilman, explicou em entrevista à "BandNews", porque o peixe foi batizado com o nome dele.

"Como Boechat é um grande farejador de notícias a gente resolveu homenagear com o nome do tubarão-martelo que é o grande farejador de campos eletromagnéticos do mar. Tem tudo a ver com ele".