Topo

Socialite Donata Meirelles pede demissão da Vogue: "De cabeça erguida"

Donata Meirelles  - Reprodução/Instagram
Donata Meirelles Imagem: Reprodução/Instagram

Gilvan Marques

Do UOL, em São Paulo

13/02/2019 21h02

A socialite Donata Meirelles pediu demissão da revista Vogue, onde ocupava o cargo de diretora de estilo, de acordo com informações publicadas inicialmente pela colunista Sonia Racy, do jornal "O Estado de S. Paulo", e confirmadas pela reportagem do UOL.

Por meio de carta enviada a amigos mais próximos, Donata afirmou estar deixando a empresa "com tristeza no coração, mas com coragem e cabeça erguida".

Com tristeza no coração, mas com a coragem e a cabeça erguida que sempre pautaram a minha vida, inicio um novo ciclo e peço demissão da Vogue Brasil, uma publicação que ajudei a construir. Te amo Vogue, te amo desde jovenzinha. Conte comigo para que você continue fazendo a diferença no mercado editorial e de moda, defendendo e promovendo todas as belezas humanas, como eu continuarei a defender.

Na última sexta-feira (8), Donata comemorou o aniversário de 50 anos no Palácio da Aclamação, em Salvador. Após fotos da festa circularem pelas redes sociais, internautas passaram a acusar Donata de racismo por usar mulheres negras como "decoração" do evento.

Donata publicou uma nota de esclarecimento em seu perfil no Instagram e acrescentou. "Ouvi muito, preciso ouvir ainda mais. Meu compromisso é me colocar em (re)construção! Em ação!" (Leia a nota na íntegra abaixo)

Segundo apurou UOL, após a repercussão negativa do episódio, três patrocinadores teriam cancelado o patrocínio do "Baile da Vogue", que acontece dia 21 no Hotel Unique, em São Paulo, e outra empresa ameaçou deixar caso não fosse escrita uma nota de desculpas. A assessoria não confirma essas informações.

Ainda de acordo com a apuração da reportagem, Donata esteve na Redação da Vogue ontem, disse ter sido vítima de "fake news"  e chorou ao explicar a situação.

Comunicado oficial

Às 22h43, a Vogue confirmou oficialmente a saída de Donata Meirelles através de comunicado oficial.

"Durante seus sete anos como diretora de estilo da Vogue Brasil, Donata Meirelles ajudou a transformar a revista numa das mais importantes Vogues do mundo. Com seu senso de estilo único, que capta como ninguém o dinamismo da mulher brasileira, Donata deu nova energia às páginas de Vogue. Respeitamos sua decisão e seremos eternamente gratos por todo o carinho e talento que dedicou a cada página que editou."